A utilização da linguagem cartográfica na disciplina de geografia no ensino fundamental
O objetivo principal das pesquisas que abordam as representações cartográficas consiste em se estabelecer uma articulação entre o conteúdo e a forma, utilizando a linguagem cartográfica como recurso de visualização, descrição e análise da dinâmica e distribuição de fenômenos geográficos, para promov...
Principais autores: | da Rocha, Anderson Sandro, Mohler, Dione Elenice |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4967 |
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peri-article-49672024-04-14T22:45:05Z A utilização da linguagem cartográfica na disciplina de geografia no ensino fundamental da Rocha, Anderson Sandro Mohler, Dione Elenice 1.07.05.07-4 Geografia; aprendizagem; representações cartográficas O objetivo principal das pesquisas que abordam as representações cartográficas consiste em se estabelecer uma articulação entre o conteúdo e a forma, utilizando a linguagem cartográfica como recurso de visualização, descrição e análise da dinâmica e distribuição de fenômenos geográficos, para promover a formulação de conhecimentos, conceitos e valores. Diferentes trabalhos realizados no âmbito da Ciência Geográfica têm apontado uma série de dificuldades em trabalhar a linguagem cartográfica no ensino fundamental, nesse sentido a presente pesquisa, busca apresentar metodologias de ensino e aprendizagem que auxiliem na busca por diferentes formas didáticas de elaborar e interpretar mapas, imagens, charges ligadas aos conhecimentos geográficos. Entende-se que não é adequado que nas aulas de Geografia o conteúdo "Cartografia" seja apenas comentado e sim este e a sua linguagem cartográfica seja ensinado e compreendido pelos alunos, para que por meio de mapas e diferentes imagens, os educandos possam ver e interpretar a realidade do mundo globalizado. O crescimento do interesse pela representação do espaço geográfico está relacionado aos atuais recursos disponíveis para sua representação, considerando se que hoje os produtos cartográficos possibilitam informar e visualizar a organização do espaço de maneira mais dinâmica e abrangente. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4967 10.3895/recit.v8.n17.4967 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4967/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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O objetivo principal das pesquisas que abordam as representações cartográficas consiste em se estabelecer uma articulação entre o conteúdo e a forma, utilizando a linguagem cartográfica como recurso de visualização, descrição e análise da dinâmica e distribuição de fenômenos geográficos, para promover a formulação de conhecimentos, conceitos e valores. Diferentes trabalhos realizados no âmbito da Ciência Geográfica têm apontado uma série de dificuldades em trabalhar a linguagem cartográfica no ensino fundamental, nesse sentido a presente pesquisa, busca apresentar metodologias de ensino e aprendizagem que auxiliem na busca por diferentes formas didáticas de elaborar e interpretar mapas, imagens, charges ligadas aos conhecimentos geográficos. Entende-se que não é adequado que nas aulas de Geografia o conteúdo "Cartografia" seja apenas comentado e sim este e a sua linguagem cartográfica seja ensinado e compreendido pelos alunos, para que por meio de mapas e diferentes imagens, os educandos possam ver e interpretar a realidade do mundo globalizado. O crescimento do interesse pela representação do espaço geográfico está relacionado aos atuais recursos disponíveis para sua representação, considerando se que hoje os produtos cartográficos possibilitam informar e visualizar a organização do espaço de maneira mais dinâmica e abrangente. |
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