Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural

O Brasil tem uma realidade educacional bastante complexa, com inúmeros problemas que se relacionam no campo social, politico e econômico. Conhecer o contexto histórico do país possibilita conhecer as causas de seus problemas e inferir em seus possíveis avanços. A educação é um processo indissociável...

ver descrição completa

Principais autores: de Oliveira, Terezinha Aparecida, Hlenka, Vanessa
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4981
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-4981
recordtype ojs
spelling peri-article-49812024-04-14T22:44:47Z Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural de Oliveira, Terezinha Aparecida Hlenka, Vanessa 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino educação; ensino; cultura; oeste paranaense O Brasil tem uma realidade educacional bastante complexa, com inúmeros problemas que se relacionam no campo social, politico e econômico. Conhecer o contexto histórico do país possibilita conhecer as causas de seus problemas e inferir em seus possíveis avanços. A educação é um processo indissociável dos demais processos sociais, da mesma forma que estes também são indissociáveis da educação. Para que se possa compreender mais acerca da formação do homem como ser social, compreender a sua cultura é essencial. O trabalho da educação, enquanto ferramenta para a integração em meio à diversidade, não é apenas um trabalho com o fim de solucionar determinados empasses e problemas inerentes a diversidade, mas é um trabalho de auto-transformação, em que a sociedade exerce sua função de “acolher” e “adaptar-se” e acaba sendo tanto beneficiada quanto a beneficiadora. Este artigo faz um estudo sobre a realidade da educação na cidade de Foz do Iguaçu tendo como foco a sua diversidade cultural. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4981 10.3895/recit.v8.n21.4981 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4981/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author de Oliveira, Terezinha Aparecida
Hlenka, Vanessa
spellingShingle de Oliveira, Terezinha Aparecida
Hlenka, Vanessa
Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural
author_sort de Oliveira, Terezinha Aparecida
title Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural
title_short Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural
title_full Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural
title_fullStr Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural
title_full_unstemmed Educação em Foz do Iguaçu: Grande berço da diversidade cultural
title_sort educação em foz do iguaçu: grande berço da diversidade cultural
description O Brasil tem uma realidade educacional bastante complexa, com inúmeros problemas que se relacionam no campo social, politico e econômico. Conhecer o contexto histórico do país possibilita conhecer as causas de seus problemas e inferir em seus possíveis avanços. A educação é um processo indissociável dos demais processos sociais, da mesma forma que estes também são indissociáveis da educação. Para que se possa compreender mais acerca da formação do homem como ser social, compreender a sua cultura é essencial. O trabalho da educação, enquanto ferramenta para a integração em meio à diversidade, não é apenas um trabalho com o fim de solucionar determinados empasses e problemas inerentes a diversidade, mas é um trabalho de auto-transformação, em que a sociedade exerce sua função de “acolher” e “adaptar-se” e acaba sendo tanto beneficiada quanto a beneficiadora. Este artigo faz um estudo sobre a realidade da educação na cidade de Foz do Iguaçu tendo como foco a sua diversidade cultural.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4981
_version_ 1805535929866125312
score 10,814766