Marcadores de formação para a Universidade de hoje e do próximo decénio: primeiros passos de um projeto de pesquisa

Neste artigo apresenta-se a pequena história de um projeto, ainda no seu início, mas em que o caminho do seu desenvolvimento fica traçado. As ideias que lhe serviram de suporte levaram à identificação de marcadores relativos à formação, inovação e pesquisa avaliados por entrevista e questionário, na...

ver descrição completa

Principais autores: Tavares, José Pereira Costa, Oliveira, José Bessa, Alarcão, Isabel
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/4982
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Neste artigo apresenta-se a pequena história de um projeto, ainda no seu início, mas em que o caminho do seu desenvolvimento fica traçado. As ideias que lhe serviram de suporte levaram à identificação de marcadores relativos à formação, inovação e pesquisa avaliados por entrevista e questionário, na fase de diagnóstico. Além de possibilitarem informações sobre a Universidade de hoje e do próximo decénio, permitiram perspectivar a fase de intervenção e tirar algumas notas para trabalhos e atividades posteriores. Destacamos a elaboração de cenários prospectivos sobre a Universidade do futuro e designadamente, a Universidade dos próximos 20 anos, em que os radares de contrastes dos diferentes marcadores na formação, na inovação e na pesquisa nos possibilitarão a configuração de diferentes cenários. Estes cenários serão refletidos em grupos com a participação de um número determinado de professores, investigadores, bolsistas, estudantes e pesquisadores do projeto-marcadores com uma metodologia própria e original, em sessões, com uma dinâmica específica e materiais adequados e gravação em áudio e vídeo. Os dados daí decorrentes, após análise e estudo, poderão dar matéria para outros artigos e outras atividades a realizar. Estas sessões poderão ser realizadas em diferentes universidades com as devidas adaptações mas sem alterar o seu formato.