Os paratextos publicitários de uma comédia de situação brasileira: a narrativa das chamadas televisivas
O objetivo deste artigo é analisar a narrativa das chamadas televisivas, consideradas paratextos publicitários, de uma comédia de situação (sitcom) brasileira. O entendimento de paratexto se relaciona a uma das cinco formas de transtextualidade propostas por Genette (2010). Nesta pesquisa se adapta...
Autor principal: | Bona, Rafael Jose |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/5026 |
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Resumo: |
O objetivo deste artigo é analisar a narrativa das chamadas televisivas, consideradas paratextos publicitários, de uma comédia de situação (sitcom) brasileira. O entendimento de paratexto se relaciona a uma das cinco formas de transtextualidade propostas por Genette (2010). Nesta pesquisa se adapta o elemento textual prefácio, entendido como paratexto por Genette, para as chamadas televisivas. O material selecionado para análise é proveniente dos antigos programas de Os Trapalhões. São analisadas três chamadas veiculadas na TV Globo entre os anos de 1988 e 1992. Os resultados demonstram que os paratextos se configuram numa linguagem híbrida, pois neles são incorporados vários tipos de linguagem que vão desde o videografismo, trechos dos programas de televisão, até a publicidade da própria emissora. |
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