Ensino da história local a partir do patrimônio histórico-cultural do município de Santa Terezinha de Itaipu
O presente artigo teve como objetivo, fazer um levantamento nas escolas do município de Santa Terezinha de Itaipu, visando identificar na metodologia adotada pelos professores da rede estadual de ensino a ocorrência de uma abordagem do Patrimônio Histórico-Cultural e a História Local em suas prática...
Principais autores: | dos Santos, Antonia Primo, Sandmann, André |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5046 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5046 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-50462024-04-14T22:45:06Z Ensino da história local a partir do patrimônio histórico-cultural do município de Santa Terezinha de Itaipu dos Santos, Antonia Primo Sandmann, André História; Educação História Local; Patrimônio Histórico-Cultural; Educação Patrimonial O presente artigo teve como objetivo, fazer um levantamento nas escolas do município de Santa Terezinha de Itaipu, visando identificar na metodologia adotada pelos professores da rede estadual de ensino a ocorrência de uma abordagem do Patrimônio Histórico-Cultural e a História Local em suas práticas docentes. O estudo serviu como um diagnóstico para perceber em quais turmas está sendo abordado esses temas, quais locais os docentes levam em consideração como referência da história local e se existe uma metodologia que possibilite a inserção desse tema dentro das disciplinas que participaram da pesquisa. Essa coleta de dados permitiu uma projeção futura de como professores de história poderão contribuir para que esses temas sejam trabalhados de forma que valorize e preserve os locais mencionados como referência ao Patrimônio Cultural e a História Local. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5046 10.3895/recit.v8.n17.5046 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5046/xml http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5046/remoto Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
dos Santos, Antonia Primo Sandmann, André |
spellingShingle |
dos Santos, Antonia Primo Sandmann, André Ensino da história local a partir do patrimônio histórico-cultural do município de Santa Terezinha de Itaipu |
author_sort |
dos Santos, Antonia Primo |
title |
Ensino da história local a partir do patrimônio histórico-cultural do município de Santa Terezinha de Itaipu |
title_short |
Ensino da história local a partir do patrimônio histórico-cultural do município de Santa Terezinha de Itaipu |
title_full |
Ensino da história local a partir do patrimônio histórico-cultural do município de Santa Terezinha de Itaipu |
title_fullStr |
Ensino da história local a partir do patrimônio histórico-cultural do município de Santa Terezinha de Itaipu |
title_full_unstemmed |
Ensino da história local a partir do patrimônio histórico-cultural do município de Santa Terezinha de Itaipu |
title_sort |
ensino da história local a partir do patrimônio histórico-cultural do município de santa terezinha de itaipu |
description |
O presente artigo teve como objetivo, fazer um levantamento nas escolas do município de Santa Terezinha de Itaipu, visando identificar na metodologia adotada pelos professores da rede estadual de ensino a ocorrência de uma abordagem do Patrimônio Histórico-Cultural e a História Local em suas práticas docentes. O estudo serviu como um diagnóstico para perceber em quais turmas está sendo abordado esses temas, quais locais os docentes levam em consideração como referência da história local e se existe uma metodologia que possibilite a inserção desse tema dentro das disciplinas que participaram da pesquisa. Essa coleta de dados permitiu uma projeção futura de como professores de história poderão contribuir para que esses temas sejam trabalhados de forma que valorize e preserve os locais mencionados como referência ao Patrimônio Cultural e a História Local. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5046 |
_version_ |
1805535742748786688 |
score |
10,814766 |