Dificuldades do ensino da álgebra no ensino fundamental: algumas considerações
Neste artigo apresentaremos referenciais teóricos que possibilitam uma reflexão acerca das dificuldades existentes no ensino-aprendizagem da Álgebra. Desta forma o presente trabalho é constituído de quais são as causas para o insucesso da apropriação dos conteúdos, tendo como principal o fato de alu...
Principais autores: | Pereira, Celia Alves, Sandmann, André |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5047 |
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peri-article-50472024-04-14T22:45:06Z Dificuldades do ensino da álgebra no ensino fundamental: algumas considerações Pereira, Celia Alves Sandmann, André Matemática; Álgebra aprendizagem; linguagem; pensamento algébrico Neste artigo apresentaremos referenciais teóricos que possibilitam uma reflexão acerca das dificuldades existentes no ensino-aprendizagem da Álgebra. Desta forma o presente trabalho é constituído de quais são as causas para o insucesso da apropriação dos conteúdos, tendo como principal o fato de alunos e professores estarem presos ao formalismo simbólico onde a linguagem algébrica trabalhada de forma mecânica e desvinculada acaba por se sobrepor a construção do pensamento algébrico, tão necessário a constituição de um raciocínio dinâmico que deve ser parte da formação de nossos alunos em cada etapa do ensino. Deste modo os autores apresentam encaminhamentos necessários para um ensino significativo, que deve ser iniciado de forma motivadora envolvendo os alunos no processo, deixando claro de que o ensino da álgebra, com suas especificidades, pode ter inicio desde os primeiros anos da escolarização, possibilitando ao longo do tempo o desenvolvimento das capacidades ofertadas pela constituição de Pensamento Algébrico. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5047 10.3895/recit.v8.n17.5047 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5047/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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Neste artigo apresentaremos referenciais teóricos que possibilitam uma reflexão acerca das dificuldades existentes no ensino-aprendizagem da Álgebra. Desta forma o presente trabalho é constituído de quais são as causas para o insucesso da apropriação dos conteúdos, tendo como principal o fato de alunos e professores estarem presos ao formalismo simbólico onde a linguagem algébrica trabalhada de forma mecânica e desvinculada acaba por se sobrepor a construção do pensamento algébrico, tão necessário a constituição de um raciocínio dinâmico que deve ser parte da formação de nossos alunos em cada etapa do ensino. Deste modo os autores apresentam encaminhamentos necessários para um ensino significativo, que deve ser iniciado de forma motivadora envolvendo os alunos no processo, deixando claro de que o ensino da álgebra, com suas especificidades, pode ter inicio desde os primeiros anos da escolarização, possibilitando ao longo do tempo o desenvolvimento das capacidades ofertadas pela constituição de Pensamento Algébrico. |
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