Métodos e técnicas de aprendizagem: alfabetização

O presente artigo pretende analisar o uso da metodologia da sequência didática associado à avaliação continuada. Diante dos altos índices de fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem dos alunos, é de suma importância que o professor promova estratégias para facilitar a aprendizagem dos alu...

ver descrição completa

Principais autores: Crestani, Jaqueline Guder, Sandmann, André
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5049
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5049
recordtype ojs
spelling peri-article-50492024-04-14T22:44:44Z Métodos e técnicas de aprendizagem: alfabetização Crestani, Jaqueline Guder Sandmann, André Educação; Alfabetização Metodologia; alfabetização; instrumentos avaliativos O presente artigo pretende analisar o uso da metodologia da sequência didática associado à avaliação continuada. Diante dos altos índices de fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem dos alunos, é de suma importância que o professor promova estratégias para facilitar a aprendizagem dos alunos utilizando-se de situações de sua própria vivência. A sequência didática facilita o processo de avaliação diagnóstica e formativa e evita o desperdício de horas aulas com atividades que não são compatíveis com os níveis de aprendizado. O objetivo deste estudo foi o de realizar o levantamento bibliográfico e verificar se a metodologia aplicada, dentro de uma concepção sociointeracionista – na perspectiva da linguagem como modo de interação entre sujeitos – pode ser associada à avaliação diagnóstica e formativa. A associação de uma metodologia à sequências didáticas e avaliações contínuas conduz ao trabalho mais eficaz e proveitoso para alunos e professores. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5049 10.3895/recit.v8.n22.5049 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5049/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Crestani, Jaqueline Guder
Sandmann, André
spellingShingle Crestani, Jaqueline Guder
Sandmann, André
Métodos e técnicas de aprendizagem: alfabetização
author_sort Crestani, Jaqueline Guder
title Métodos e técnicas de aprendizagem: alfabetização
title_short Métodos e técnicas de aprendizagem: alfabetização
title_full Métodos e técnicas de aprendizagem: alfabetização
title_fullStr Métodos e técnicas de aprendizagem: alfabetização
title_full_unstemmed Métodos e técnicas de aprendizagem: alfabetização
title_sort métodos e técnicas de aprendizagem: alfabetização
description O presente artigo pretende analisar o uso da metodologia da sequência didática associado à avaliação continuada. Diante dos altos índices de fracasso escolar e das dificuldades de aprendizagem dos alunos, é de suma importância que o professor promova estratégias para facilitar a aprendizagem dos alunos utilizando-se de situações de sua própria vivência. A sequência didática facilita o processo de avaliação diagnóstica e formativa e evita o desperdício de horas aulas com atividades que não são compatíveis com os níveis de aprendizado. O objetivo deste estudo foi o de realizar o levantamento bibliográfico e verificar se a metodologia aplicada, dentro de uma concepção sociointeracionista – na perspectiva da linguagem como modo de interação entre sujeitos – pode ser associada à avaliação diagnóstica e formativa. A associação de uma metodologia à sequências didáticas e avaliações contínuas conduz ao trabalho mais eficaz e proveitoso para alunos e professores.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5049
_version_ 1805535784404516864
score 10,814766