Utilização de tecnologias no ensino de matemática
Sabendo que o ensino de matemática[o1] utilizando uma metodologia tradicional e apresentado de forma abstrata pode ter como resultado uma dificuldade de aprendizagem dos alunos, sendo de grande importância a busca por novos métodos para o ensino de matemática, onde a utilização de mídias e tecnolog...
Principais autores: | da Silva, Luciano Leonardo, Sandmann, André |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5050 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5050 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-50502024-04-14T22:44:44Z Utilização de tecnologias no ensino de matemática da Silva, Luciano Leonardo Sandmann, André Matemática; Educação aprendizagem; metodologias de ensino; tecnologias de informação Sabendo que o ensino de matemática[o1] utilizando uma metodologia tradicional e apresentado de forma abstrata pode ter como resultado uma dificuldade de aprendizagem dos alunos, sendo de grande importância a busca por novos métodos para o ensino de matemática, onde a utilização de mídias e tecnologias se mostram bastante promissoras. Desta forma o foco do artigo foi apresentar um recurso tecnológico para o desenvolvimento de um conteúdo matemático. A metodologia consistiu em apresentar o conteúdo teórico, seguido do desenvolvimento de atividades utilizando o programa computacional excel, empregado para construção de gráficos. Optou-se por esta ferramenta por apresentar-se de fácil acesso aos alunos e também pela ampla utilização que possui em diversas áreas do conhecimento. Com o objetivo de verificar se esta ferramenta possibilitou um melhor entendimento do conteúdo foi aplicado um questionário, onde os alunos responderam as questões sem se identificarem, de forma que pudessem se expressar quanto a satisfação com as atividades desenvolvidas. Os resultados confirmam a importância do desenvolvimento de atividades diferenciadas durante a apresentação de cada conteúdo, onde os alunos afirmam que a utilização do programa facilitou o entendimento do conteúdo, sendo considerado como um recurso excelente por mais de 60 % dos alunos, estes também confirmaram que teriam maior facilidade no entendimento matemático se outros conteúdos também utilizassem de ferramentas tecnológicas. Desta forma é de grande importância que os profissionais da educação tenham uma formação continuada, de forma que sejam capazes de desenvolver estas atividades com maior frequência e eficácia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5050 10.3895/recit.v8.n22.5050 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5050/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
da Silva, Luciano Leonardo Sandmann, André |
spellingShingle |
da Silva, Luciano Leonardo Sandmann, André Utilização de tecnologias no ensino de matemática |
author_sort |
da Silva, Luciano Leonardo |
title |
Utilização de tecnologias no ensino de matemática |
title_short |
Utilização de tecnologias no ensino de matemática |
title_full |
Utilização de tecnologias no ensino de matemática |
title_fullStr |
Utilização de tecnologias no ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
Utilização de tecnologias no ensino de matemática |
title_sort |
utilização de tecnologias no ensino de matemática |
description |
Sabendo que o ensino de matemática[o1] utilizando uma metodologia tradicional e apresentado de forma abstrata pode ter como resultado uma dificuldade de aprendizagem dos alunos, sendo de grande importância a busca por novos métodos para o ensino de matemática, onde a utilização de mídias e tecnologias se mostram bastante promissoras. Desta forma o foco do artigo foi apresentar um recurso tecnológico para o desenvolvimento de um conteúdo matemático. A metodologia consistiu em apresentar o conteúdo teórico, seguido do desenvolvimento de atividades utilizando o programa computacional excel, empregado para construção de gráficos. Optou-se por esta ferramenta por apresentar-se de fácil acesso aos alunos e também pela ampla utilização que possui em diversas áreas do conhecimento. Com o objetivo de verificar se esta ferramenta possibilitou um melhor entendimento do conteúdo foi aplicado um questionário, onde os alunos responderam as questões sem se identificarem, de forma que pudessem se expressar quanto a satisfação com as atividades desenvolvidas. Os resultados confirmam a importância do desenvolvimento de atividades diferenciadas durante a apresentação de cada conteúdo, onde os alunos afirmam que a utilização do programa facilitou o entendimento do conteúdo, sendo considerado como um recurso excelente por mais de 60 % dos alunos, estes também confirmaram que teriam maior facilidade no entendimento matemático se outros conteúdos também utilizassem de ferramentas tecnológicas. Desta forma é de grande importância que os profissionais da educação tenham uma formação continuada, de forma que sejam capazes de desenvolver estas atividades com maior frequência e eficácia. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5050 |
_version_ |
1805535831095508992 |
score |
10,814766 |