Utilização de tecnologias no ensino de matemática

Sabendo que o ensino de matemática[o1]  utilizando uma metodologia tradicional e apresentado de forma abstrata pode ter como resultado uma dificuldade de aprendizagem dos alunos, sendo de grande importância a busca por novos métodos para o ensino de matemática, onde a utilização de mídias e tecnolog...

ver descrição completa

Principais autores: da Silva, Luciano Leonardo, Sandmann, André
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5050
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5050
recordtype ojs
spelling peri-article-50502024-04-14T22:44:44Z Utilização de tecnologias no ensino de matemática da Silva, Luciano Leonardo Sandmann, André Matemática; Educação aprendizagem; metodologias de ensino; tecnologias de informação Sabendo que o ensino de matemática[o1]  utilizando uma metodologia tradicional e apresentado de forma abstrata pode ter como resultado uma dificuldade de aprendizagem dos alunos, sendo de grande importância a busca por novos métodos para o ensino de matemática, onde a utilização de mídias e tecnologias se mostram bastante promissoras. Desta forma o foco do artigo foi apresentar um recurso tecnológico para o desenvolvimento de um conteúdo matemático. A metodologia consistiu em apresentar o conteúdo teórico, seguido do desenvolvimento de atividades utilizando o programa computacional excel, empregado para construção de gráficos. Optou-se por esta ferramenta por apresentar-se de fácil acesso aos alunos e também pela ampla utilização que possui em diversas áreas do conhecimento. Com o objetivo de verificar se esta ferramenta possibilitou um melhor entendimento do conteúdo foi aplicado um questionário, onde os alunos responderam as questões sem se identificarem, de forma que pudessem se expressar quanto a satisfação com as atividades desenvolvidas. Os resultados confirmam a importância do desenvolvimento de atividades diferenciadas durante a apresentação de cada conteúdo, onde os alunos afirmam que a utilização do programa facilitou o entendimento do conteúdo, sendo considerado como um recurso excelente por mais de 60 % dos alunos, estes também confirmaram que teriam maior facilidade no entendimento matemático se outros conteúdos também utilizassem de ferramentas tecnológicas. Desta forma é de grande importância que os profissionais da educação tenham uma formação continuada, de forma que sejam capazes de desenvolver estas atividades com maior frequência e eficácia.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5050 10.3895/recit.v8.n22.5050 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5050/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author da Silva, Luciano Leonardo
Sandmann, André
spellingShingle da Silva, Luciano Leonardo
Sandmann, André
Utilização de tecnologias no ensino de matemática
author_sort da Silva, Luciano Leonardo
title Utilização de tecnologias no ensino de matemática
title_short Utilização de tecnologias no ensino de matemática
title_full Utilização de tecnologias no ensino de matemática
title_fullStr Utilização de tecnologias no ensino de matemática
title_full_unstemmed Utilização de tecnologias no ensino de matemática
title_sort utilização de tecnologias no ensino de matemática
description Sabendo que o ensino de matemática[o1]  utilizando uma metodologia tradicional e apresentado de forma abstrata pode ter como resultado uma dificuldade de aprendizagem dos alunos, sendo de grande importância a busca por novos métodos para o ensino de matemática, onde a utilização de mídias e tecnologias se mostram bastante promissoras. Desta forma o foco do artigo foi apresentar um recurso tecnológico para o desenvolvimento de um conteúdo matemático. A metodologia consistiu em apresentar o conteúdo teórico, seguido do desenvolvimento de atividades utilizando o programa computacional excel, empregado para construção de gráficos. Optou-se por esta ferramenta por apresentar-se de fácil acesso aos alunos e também pela ampla utilização que possui em diversas áreas do conhecimento. Com o objetivo de verificar se esta ferramenta possibilitou um melhor entendimento do conteúdo foi aplicado um questionário, onde os alunos responderam as questões sem se identificarem, de forma que pudessem se expressar quanto a satisfação com as atividades desenvolvidas. Os resultados confirmam a importância do desenvolvimento de atividades diferenciadas durante a apresentação de cada conteúdo, onde os alunos afirmam que a utilização do programa facilitou o entendimento do conteúdo, sendo considerado como um recurso excelente por mais de 60 % dos alunos, estes também confirmaram que teriam maior facilidade no entendimento matemático se outros conteúdos também utilizassem de ferramentas tecnológicas. Desta forma é de grande importância que os profissionais da educação tenham uma formação continuada, de forma que sejam capazes de desenvolver estas atividades com maior frequência e eficácia. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5050
_version_ 1805535831095508992
score 10,814766