O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
O termo avaliar consiste em inúmeros questionamentos e abordagens para vários autores, como para o educador, que se depara com essa ação constantemente em sua prática pedagógica. E quando a avaliação é direcionada para a criança percebemos ainda mais perguntas que circulam nos ambientes escolares. U...
Principais autores: | Gervasoni, Mariéli Pilati, Sandmann, André |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5053 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5053 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-50532024-04-14T22:44:47Z O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil Gervasoni, Mariéli Pilati Sandmann, André Educação; Avaliação aprendizagem; prática avaliativa; desenvolvimento infantil O termo avaliar consiste em inúmeros questionamentos e abordagens para vários autores, como para o educador, que se depara com essa ação constantemente em sua prática pedagógica. E quando a avaliação é direcionada para a criança percebemos ainda mais perguntas que circulam nos ambientes escolares. Uma das questões que permeiam o cotidiano do professor está a preocupação em se realizar uma avaliação que esteja próximo da realidade dos educandos, que contemple o fazer pedagógico e que não acabe como uma avaliação que analise superficialmente o desenvolvimento infantil, negando a identidade da ação pedagógica e camuflando o processo de ensino- aprendizagem. Diante dessas inquietações há a intenção de se mostrar neste artigo quais são os benefícios que a avaliação infantil, por meio do uso do Portfólio, pode contribuir ao docente na sua ação avaliativa. A qual seja a própria mediação entre a criança, sua realidade e o espaço institucional, onde está inserido o educador com as suas impressões do mundo, suas concepções a respeito das crianças, seu entendimento do papel da educação infantil, fase esta que se caracteriza em desvendar o máximo possível dos mistérios de uma criança. Pois ela está sendo inserida em um ambiente novo e desafiada a aprender em um novo contexto, e isso sem dúvida exige do docente um olhar diferenciado, reflexivo e desafiador, buscando o progresso do aluno em seu desenvolvimento integral. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5053 10.3895/recit.v8.n21.5053 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5053/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Gervasoni, Mariéli Pilati Sandmann, André |
spellingShingle |
Gervasoni, Mariéli Pilati Sandmann, André O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil |
author_sort |
Gervasoni, Mariéli Pilati |
title |
O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil |
title_short |
O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil |
title_full |
O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil |
title_fullStr |
O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil |
title_sort |
o uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil |
description |
O termo avaliar consiste em inúmeros questionamentos e abordagens para vários autores, como para o educador, que se depara com essa ação constantemente em sua prática pedagógica. E quando a avaliação é direcionada para a criança percebemos ainda mais perguntas que circulam nos ambientes escolares. Uma das questões que permeiam o cotidiano do professor está a preocupação em se realizar uma avaliação que esteja próximo da realidade dos educandos, que contemple o fazer pedagógico e que não acabe como uma avaliação que analise superficialmente o desenvolvimento infantil, negando a identidade da ação pedagógica e camuflando o processo de ensino- aprendizagem. Diante dessas inquietações há a intenção de se mostrar neste artigo quais são os benefícios que a avaliação infantil, por meio do uso do Portfólio, pode contribuir ao docente na sua ação avaliativa. A qual seja a própria mediação entre a criança, sua realidade e o espaço institucional, onde está inserido o educador com as suas impressões do mundo, suas concepções a respeito das crianças, seu entendimento do papel da educação infantil, fase esta que se caracteriza em desvendar o máximo possível dos mistérios de uma criança. Pois ela está sendo inserida em um ambiente novo e desafiada a aprender em um novo contexto, e isso sem dúvida exige do docente um olhar diferenciado, reflexivo e desafiador, buscando o progresso do aluno em seu desenvolvimento integral. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5053 |
_version_ |
1805535784913076224 |
score |
10,814766 |