O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil

O termo avaliar consiste em inúmeros questionamentos e abordagens para vários autores, como para o educador, que se depara com essa ação constantemente em sua prática pedagógica. E quando a avaliação é direcionada para a criança percebemos ainda mais perguntas que circulam nos ambientes escolares. U...

ver descrição completa

Principais autores: Gervasoni, Mariéli Pilati, Sandmann, André
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5053
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5053
recordtype ojs
spelling peri-article-50532024-04-14T22:44:47Z O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil Gervasoni, Mariéli Pilati Sandmann, André Educação; Avaliação aprendizagem; prática avaliativa; desenvolvimento infantil O termo avaliar consiste em inúmeros questionamentos e abordagens para vários autores, como para o educador, que se depara com essa ação constantemente em sua prática pedagógica. E quando a avaliação é direcionada para a criança percebemos ainda mais perguntas que circulam nos ambientes escolares. Uma das questões que permeiam o cotidiano do professor está a preocupação em se realizar uma avaliação que esteja próximo da realidade dos educandos, que contemple o fazer pedagógico e que não acabe como uma avaliação que analise superficialmente o desenvolvimento infantil, negando a identidade da ação pedagógica e camuflando o processo de ensino- aprendizagem. Diante dessas inquietações há a intenção de se mostrar neste artigo quais são os benefícios que a avaliação infantil, por meio do uso do Portfólio, pode contribuir ao docente na sua ação avaliativa. A qual seja a própria mediação entre a criança, sua realidade e o espaço institucional, onde está inserido o educador com as suas impressões do mundo, suas concepções a respeito das crianças, seu entendimento do papel da educação infantil, fase esta que se caracteriza em desvendar o máximo possível dos mistérios de uma criança. Pois ela está sendo inserida em um ambiente novo e desafiada a aprender em um novo contexto, e isso sem dúvida exige do docente um olhar diferenciado, reflexivo e desafiador, buscando o progresso do aluno em seu desenvolvimento integral. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5053 10.3895/recit.v8.n21.5053 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5053/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Gervasoni, Mariéli Pilati
Sandmann, André
spellingShingle Gervasoni, Mariéli Pilati
Sandmann, André
O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
author_sort Gervasoni, Mariéli Pilati
title O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
title_short O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
title_full O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
title_fullStr O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
title_full_unstemmed O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
title_sort o uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil
description O termo avaliar consiste em inúmeros questionamentos e abordagens para vários autores, como para o educador, que se depara com essa ação constantemente em sua prática pedagógica. E quando a avaliação é direcionada para a criança percebemos ainda mais perguntas que circulam nos ambientes escolares. Uma das questões que permeiam o cotidiano do professor está a preocupação em se realizar uma avaliação que esteja próximo da realidade dos educandos, que contemple o fazer pedagógico e que não acabe como uma avaliação que analise superficialmente o desenvolvimento infantil, negando a identidade da ação pedagógica e camuflando o processo de ensino- aprendizagem. Diante dessas inquietações há a intenção de se mostrar neste artigo quais são os benefícios que a avaliação infantil, por meio do uso do Portfólio, pode contribuir ao docente na sua ação avaliativa. A qual seja a própria mediação entre a criança, sua realidade e o espaço institucional, onde está inserido o educador com as suas impressões do mundo, suas concepções a respeito das crianças, seu entendimento do papel da educação infantil, fase esta que se caracteriza em desvendar o máximo possível dos mistérios de uma criança. Pois ela está sendo inserida em um ambiente novo e desafiada a aprender em um novo contexto, e isso sem dúvida exige do docente um olhar diferenciado, reflexivo e desafiador, buscando o progresso do aluno em seu desenvolvimento integral.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5053
_version_ 1805535784913076224
score 10,814766