Metodologias de avaliação e suas relações na qualidade do processo de ensino e aprendizagem em matemática
Os métodos de avaliação da aprendizagem são muito importantes durante todo o processo de ensino, mas percebe-se que há falhas em suas utilizações, ao invés de serem usados juntos para garantir ao aluno um aprendizado e acompanhamento de qualidade, percebemos que são utilizados apenas com o intuito d...
Principais autores: | Daniel, Paula Dell'Anhól, Sandmann, André |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5054 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5054 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-50542024-04-14T22:44:54Z Metodologias de avaliação e suas relações na qualidade do processo de ensino e aprendizagem em matemática Daniel, Paula Dell'Anhól Sandmann, André Matemática; Educação trabalho; qualidade; ensino Os métodos de avaliação da aprendizagem são muito importantes durante todo o processo de ensino, mas percebe-se que há falhas em suas utilizações, ao invés de serem usados juntos para garantir ao aluno um aprendizado e acompanhamento de qualidade, percebemos que são utilizados apenas com o intuito de atribuir notas, ou talvez nem sejam utilizados, percebe-se que muitos educadores trabalham apenas com a avaliação somativa como instrumento durante todo o período letivo. O Argumento de que os alunos não são capazes, não estão interessados, entre outros são muito utilizados como desculpas para acomodar-se, há casos e casos, onde realmente existe a falta de interesse dos alunos, falta de recursos para um ensino diferenciado, entre outros, mas o que mais encontramos são alunos com uma grande defasagem não por falta de interesse ou capacidade, mas sim por ter professores que não analisam seus métodos de ensino e avaliação, não oferecem ao aluno todos os instrumentos possíveis para seu aprendizado e por fim não se auto avaliam para passar aos seus alunos de forma que cada qual compreenda, seja brincando, conversando, observando, entre outras; Com base em grandes autores o presente artigo defende a utilização de todos os métodos de avaliação proporcionando assim um ensino de qualidade, pois avaliar não é apenas nos finais de semestres ou bimestres e sim durante todo o período letivo. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5054 10.3895/recit.v8.n19.5054 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5054/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Daniel, Paula Dell'Anhól Sandmann, André |
spellingShingle |
Daniel, Paula Dell'Anhól Sandmann, André Metodologias de avaliação e suas relações na qualidade do processo de ensino e aprendizagem em matemática |
author_sort |
Daniel, Paula Dell'Anhól |
title |
Metodologias de avaliação e suas relações na qualidade do processo de ensino e aprendizagem em matemática |
title_short |
Metodologias de avaliação e suas relações na qualidade do processo de ensino e aprendizagem em matemática |
title_full |
Metodologias de avaliação e suas relações na qualidade do processo de ensino e aprendizagem em matemática |
title_fullStr |
Metodologias de avaliação e suas relações na qualidade do processo de ensino e aprendizagem em matemática |
title_full_unstemmed |
Metodologias de avaliação e suas relações na qualidade do processo de ensino e aprendizagem em matemática |
title_sort |
metodologias de avaliação e suas relações na qualidade do processo de ensino e aprendizagem em matemática |
description |
Os métodos de avaliação da aprendizagem são muito importantes durante todo o processo de ensino, mas percebe-se que há falhas em suas utilizações, ao invés de serem usados juntos para garantir ao aluno um aprendizado e acompanhamento de qualidade, percebemos que são utilizados apenas com o intuito de atribuir notas, ou talvez nem sejam utilizados, percebe-se que muitos educadores trabalham apenas com a avaliação somativa como instrumento durante todo o período letivo. O Argumento de que os alunos não são capazes, não estão interessados, entre outros são muito utilizados como desculpas para acomodar-se, há casos e casos, onde realmente existe a falta de interesse dos alunos, falta de recursos para um ensino diferenciado, entre outros, mas o que mais encontramos são alunos com uma grande defasagem não por falta de interesse ou capacidade, mas sim por ter professores que não analisam seus métodos de ensino e avaliação, não oferecem ao aluno todos os instrumentos possíveis para seu aprendizado e por fim não se auto avaliam para passar aos seus alunos de forma que cada qual compreenda, seja brincando, conversando, observando, entre outras; Com base em grandes autores o presente artigo defende a utilização de todos os métodos de avaliação proporcionando assim um ensino de qualidade, pois avaliar não é apenas nos finais de semestres ou bimestres e sim durante todo o período letivo. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5054 |
_version_ |
1805535831613505536 |
score |
10,814766 |