A efetividade da lei 10639/2003: relato de experiência de uma equipe multidisciplinar em uma escola pública estadual

Este artigo tem como objetivo analisar as ações de uma equipe multidisciplinar constituída a partir da lei 10.639/2003 e, de igual modo, os fatos que contribuíram e limitaram suas atividades no ano de 2014, referentes a uma escola pública de ensino fundamental e médio de um município da região oeste...

ver descrição completa

Principais autores: Slongo, Angela Maria, Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5064
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5064
recordtype ojs
spelling peri-article-50642024-04-14T22:45:06Z A efetividade da lei 10639/2003: relato de experiência de uma equipe multidisciplinar em uma escola pública estadual Slongo, Angela Maria Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Educação. Métodos e Técnicas de Ensino equipe multidisciplinar; diversidade social e cultural; afrodescendentes Este artigo tem como objetivo analisar as ações de uma equipe multidisciplinar constituída a partir da lei 10.639/2003 e, de igual modo, os fatos que contribuíram e limitaram suas atividades no ano de 2014, referentes a uma escola pública de ensino fundamental e médio de um município da região oeste paranaense. O Livro ata da equipe e o plano de ação anual foram as fontes bases desta pesquisa, a fim de identificar as principais mudanças na comunidade escolar diante das ações da equipe multidisciplinar. Constatou-se que as práticas da equipe multidisciplinar possibilitaram à comunidade escolar maior conhecimento sobre a temática da lei 10.639/2003, mudaram as relações com os alunos e proporcionaram um olhar diferenciado às religiões de matriz africana e para as contribuições das populações de origem africana em nosso país. Destaca-se que parte das limitações das ações da equipe, pode ser atribuída à falta de apoio da direção, falta de comprometimento dos professores e conflitos internos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5064 10.3895/recit.v8.n17.5064 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5064/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Slongo, Angela Maria
Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
spellingShingle Slongo, Angela Maria
Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
A efetividade da lei 10639/2003: relato de experiência de uma equipe multidisciplinar em uma escola pública estadual
author_sort Slongo, Angela Maria
title A efetividade da lei 10639/2003: relato de experiência de uma equipe multidisciplinar em uma escola pública estadual
title_short A efetividade da lei 10639/2003: relato de experiência de uma equipe multidisciplinar em uma escola pública estadual
title_full A efetividade da lei 10639/2003: relato de experiência de uma equipe multidisciplinar em uma escola pública estadual
title_fullStr A efetividade da lei 10639/2003: relato de experiência de uma equipe multidisciplinar em uma escola pública estadual
title_full_unstemmed A efetividade da lei 10639/2003: relato de experiência de uma equipe multidisciplinar em uma escola pública estadual
title_sort efetividade da lei 10639/2003: relato de experiência de uma equipe multidisciplinar em uma escola pública estadual
description Este artigo tem como objetivo analisar as ações de uma equipe multidisciplinar constituída a partir da lei 10.639/2003 e, de igual modo, os fatos que contribuíram e limitaram suas atividades no ano de 2014, referentes a uma escola pública de ensino fundamental e médio de um município da região oeste paranaense. O Livro ata da equipe e o plano de ação anual foram as fontes bases desta pesquisa, a fim de identificar as principais mudanças na comunidade escolar diante das ações da equipe multidisciplinar. Constatou-se que as práticas da equipe multidisciplinar possibilitaram à comunidade escolar maior conhecimento sobre a temática da lei 10.639/2003, mudaram as relações com os alunos e proporcionaram um olhar diferenciado às religiões de matriz africana e para as contribuições das populações de origem africana em nosso país. Destaca-se que parte das limitações das ações da equipe, pode ser atribuída à falta de apoio da direção, falta de comprometimento dos professores e conflitos internos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5064
_version_ 1805535832123113472
score 10,814766