Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR

Este estudo teve por objetivo analisar o crescimento da evasão na última década no ensino superior na modalidade à distância, por parte dos alunos, suas causas e outras especificidades. A educação a distância teve um real crescimento no ingresso de alunos, porém apresenta um número de concluintes nã...

ver descrição completa

Principais autores: Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de, Costa, Diego Lugli
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5065
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5065
recordtype ojs
spelling peri-article-50652024-04-14T22:45:06Z Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Costa, Diego Lugli Educação. Métodos e Técnicas de Ensino ensino a distância; matrícula; ensino superior Este estudo teve por objetivo analisar o crescimento da evasão na última década no ensino superior na modalidade à distância, por parte dos alunos, suas causas e outras especificidades. A educação a distância teve um real crescimento no ingresso de alunos, porém apresenta um número de concluintes não condizente com o número de ingressantes. Trata-se de uma pesquisa de campo no curso de graduação em Ciências Contábeis, ofertado no Polo de Apoio Presencial de Paranavaí-Pr. Após a análise dos dados coletados foi possível verificar que a maioria dos alunos desistentes possui entre 33 e 41 anos de idade, possuem apenas o ensino médio, escolheram a EaD pela flexibilidade de horário e iniciaram o curso para obter qualificação profissional, porém, tiveram muita dificuldade com o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, o que os levou a abandonar o curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5065 10.3895/recit.v8.n17.5065 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5065/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
Costa, Diego Lugli
spellingShingle Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
Costa, Diego Lugli
Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR
author_sort Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
title Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR
title_short Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR
title_full Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR
title_fullStr Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR
title_full_unstemmed Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR
title_sort estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo uab de paranavaí, pr
description Este estudo teve por objetivo analisar o crescimento da evasão na última década no ensino superior na modalidade à distância, por parte dos alunos, suas causas e outras especificidades. A educação a distância teve um real crescimento no ingresso de alunos, porém apresenta um número de concluintes não condizente com o número de ingressantes. Trata-se de uma pesquisa de campo no curso de graduação em Ciências Contábeis, ofertado no Polo de Apoio Presencial de Paranavaí-Pr. Após a análise dos dados coletados foi possível verificar que a maioria dos alunos desistentes possui entre 33 e 41 anos de idade, possuem apenas o ensino médio, escolheram a EaD pela flexibilidade de horário e iniciaram o curso para obter qualificação profissional, porém, tiveram muita dificuldade com o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, o que os levou a abandonar o curso.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5065
_version_ 1805535884011896832
score 10,814766