Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR
Este estudo teve por objetivo analisar o crescimento da evasão na última década no ensino superior na modalidade à distância, por parte dos alunos, suas causas e outras especificidades. A educação a distância teve um real crescimento no ingresso de alunos, porém apresenta um número de concluintes nã...
Principais autores: | Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de, Costa, Diego Lugli |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5065 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5065 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-50652024-04-14T22:45:06Z Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Costa, Diego Lugli Educação. Métodos e Técnicas de Ensino ensino a distância; matrícula; ensino superior Este estudo teve por objetivo analisar o crescimento da evasão na última década no ensino superior na modalidade à distância, por parte dos alunos, suas causas e outras especificidades. A educação a distância teve um real crescimento no ingresso de alunos, porém apresenta um número de concluintes não condizente com o número de ingressantes. Trata-se de uma pesquisa de campo no curso de graduação em Ciências Contábeis, ofertado no Polo de Apoio Presencial de Paranavaí-Pr. Após a análise dos dados coletados foi possível verificar que a maioria dos alunos desistentes possui entre 33 e 41 anos de idade, possuem apenas o ensino médio, escolheram a EaD pela flexibilidade de horário e iniciaram o curso para obter qualificação profissional, porém, tiveram muita dificuldade com o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, o que os levou a abandonar o curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5065 10.3895/recit.v8.n17.5065 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5065/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Costa, Diego Lugli |
spellingShingle |
Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Costa, Diego Lugli Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR |
author_sort |
Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de |
title |
Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR |
title_short |
Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR |
title_full |
Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR |
title_fullStr |
Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR |
title_full_unstemmed |
Estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo UAB de Paranavaí, PR |
title_sort |
estudo da evasão acadêmica do curso de graduação em ciências contábeis no polo uab de paranavaí, pr |
description |
Este estudo teve por objetivo analisar o crescimento da evasão na última década no ensino superior na modalidade à distância, por parte dos alunos, suas causas e outras especificidades. A educação a distância teve um real crescimento no ingresso de alunos, porém apresenta um número de concluintes não condizente com o número de ingressantes. Trata-se de uma pesquisa de campo no curso de graduação em Ciências Contábeis, ofertado no Polo de Apoio Presencial de Paranavaí-Pr. Após a análise dos dados coletados foi possível verificar que a maioria dos alunos desistentes possui entre 33 e 41 anos de idade, possuem apenas o ensino médio, escolheram a EaD pela flexibilidade de horário e iniciaram o curso para obter qualificação profissional, porém, tiveram muita dificuldade com o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, o que os levou a abandonar o curso. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5065 |
_version_ |
1805535884011896832 |
score |
10,814766 |