Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação

Diante da dificuldade encontrada pelos alunos de matemática, no conteúdo de Estatística, buscou-se neste trabalho aplicar diferente forma de ensinar e analisar os resultados. O objetivo desta pesquisa, integra experiências cotidianas dos alunos ao ensino da matemática, utilizando-se da modelagem mat...

ver descrição completa

Principais autores: Schmitz, Sandro Flávio, Sandmann, André
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5076
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5076
recordtype ojs
spelling peri-article-50762024-04-14T22:44:47Z Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação Schmitz, Sandro Flávio Sandmann, André Matemática; Educação Matemática aplicada; Estratégias de ensino; Metodologias Diante da dificuldade encontrada pelos alunos de matemática, no conteúdo de Estatística, buscou-se neste trabalho aplicar diferente forma de ensinar e analisar os resultados. O objetivo desta pesquisa, integra experiências cotidianas dos alunos ao ensino da matemática, utilizando-se da modelagem matemática, ao desenvolver uma maquete de um canteiro de obra, como estratégia de ensino.  A metodologia utilizada neste artigo partiu de uma revisão bibliográfica, como fundamentação teórica e a partir daí empregou-se uma pesquisa de campo através da abordagem estudo de caso, pois aplicou-se uma experiência em sala de aula, por um período de dois meses. O desenvolvimento da estratégia ocorreu por meio da mediação do professor. O professor deve se colocar como mediador entre o conteúdo sistematizado e as experiências aplicadas, no decorrer da pesquisa com o intuito de fomentar o conhecimento. Nesse artigo abordou-se sobre o conteúdo matemático de uma forma mais próxima à realidade do aluno, além de instigá-lo no processo da criação de uma maquete e oportunizar a compreensão do vocabulário específico da construção civil. Quanto à relevância científica e social deste trabalho, espera-se que contribua no sentido de provocar nos professores que atuam em segundo grau, indagações sobre a aplicabilidade de diferentes estratégias metodológicas ao ensino da matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5076 10.3895/recit.v8.n21.5076 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5076/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Schmitz, Sandro Flávio
Sandmann, André
spellingShingle Schmitz, Sandro Flávio
Sandmann, André
Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação
author_sort Schmitz, Sandro Flávio
title Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação
title_short Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação
title_full Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação
title_fullStr Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação
title_full_unstemmed Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação
title_sort modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação
description Diante da dificuldade encontrada pelos alunos de matemática, no conteúdo de Estatística, buscou-se neste trabalho aplicar diferente forma de ensinar e analisar os resultados. O objetivo desta pesquisa, integra experiências cotidianas dos alunos ao ensino da matemática, utilizando-se da modelagem matemática, ao desenvolver uma maquete de um canteiro de obra, como estratégia de ensino.  A metodologia utilizada neste artigo partiu de uma revisão bibliográfica, como fundamentação teórica e a partir daí empregou-se uma pesquisa de campo através da abordagem estudo de caso, pois aplicou-se uma experiência em sala de aula, por um período de dois meses. O desenvolvimento da estratégia ocorreu por meio da mediação do professor. O professor deve se colocar como mediador entre o conteúdo sistematizado e as experiências aplicadas, no decorrer da pesquisa com o intuito de fomentar o conhecimento. Nesse artigo abordou-se sobre o conteúdo matemático de uma forma mais próxima à realidade do aluno, além de instigá-lo no processo da criação de uma maquete e oportunizar a compreensão do vocabulário específico da construção civil. Quanto à relevância científica e social deste trabalho, espera-se que contribua no sentido de provocar nos professores que atuam em segundo grau, indagações sobre a aplicabilidade de diferentes estratégias metodológicas ao ensino da matemática.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5076
_version_ 1805535885034258432
score 10,814766