Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação
Diante da dificuldade encontrada pelos alunos de matemática, no conteúdo de Estatística, buscou-se neste trabalho aplicar diferente forma de ensinar e analisar os resultados. O objetivo desta pesquisa, integra experiências cotidianas dos alunos ao ensino da matemática, utilizando-se da modelagem mat...
Principais autores: | Schmitz, Sandro Flávio, Sandmann, André |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5076 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5076 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-50762024-04-14T22:44:47Z Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação Schmitz, Sandro Flávio Sandmann, André Matemática; Educação Matemática aplicada; Estratégias de ensino; Metodologias Diante da dificuldade encontrada pelos alunos de matemática, no conteúdo de Estatística, buscou-se neste trabalho aplicar diferente forma de ensinar e analisar os resultados. O objetivo desta pesquisa, integra experiências cotidianas dos alunos ao ensino da matemática, utilizando-se da modelagem matemática, ao desenvolver uma maquete de um canteiro de obra, como estratégia de ensino. A metodologia utilizada neste artigo partiu de uma revisão bibliográfica, como fundamentação teórica e a partir daí empregou-se uma pesquisa de campo através da abordagem estudo de caso, pois aplicou-se uma experiência em sala de aula, por um período de dois meses. O desenvolvimento da estratégia ocorreu por meio da mediação do professor. O professor deve se colocar como mediador entre o conteúdo sistematizado e as experiências aplicadas, no decorrer da pesquisa com o intuito de fomentar o conhecimento. Nesse artigo abordou-se sobre o conteúdo matemático de uma forma mais próxima à realidade do aluno, além de instigá-lo no processo da criação de uma maquete e oportunizar a compreensão do vocabulário específico da construção civil. Quanto à relevância científica e social deste trabalho, espera-se que contribua no sentido de provocar nos professores que atuam em segundo grau, indagações sobre a aplicabilidade de diferentes estratégias metodológicas ao ensino da matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5076 10.3895/recit.v8.n21.5076 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n21 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5076/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Schmitz, Sandro Flávio Sandmann, André |
spellingShingle |
Schmitz, Sandro Flávio Sandmann, André Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação |
author_sort |
Schmitz, Sandro Flávio |
title |
Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação |
title_short |
Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação |
title_full |
Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação |
title_fullStr |
Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação |
title_sort |
modelagem matemática no campo da construção civil em prol da educação |
description |
Diante da dificuldade encontrada pelos alunos de matemática, no conteúdo de Estatística, buscou-se neste trabalho aplicar diferente forma de ensinar e analisar os resultados. O objetivo desta pesquisa, integra experiências cotidianas dos alunos ao ensino da matemática, utilizando-se da modelagem matemática, ao desenvolver uma maquete de um canteiro de obra, como estratégia de ensino. A metodologia utilizada neste artigo partiu de uma revisão bibliográfica, como fundamentação teórica e a partir daí empregou-se uma pesquisa de campo através da abordagem estudo de caso, pois aplicou-se uma experiência em sala de aula, por um período de dois meses. O desenvolvimento da estratégia ocorreu por meio da mediação do professor. O professor deve se colocar como mediador entre o conteúdo sistematizado e as experiências aplicadas, no decorrer da pesquisa com o intuito de fomentar o conhecimento. Nesse artigo abordou-se sobre o conteúdo matemático de uma forma mais próxima à realidade do aluno, além de instigá-lo no processo da criação de uma maquete e oportunizar a compreensão do vocabulário específico da construção civil. Quanto à relevância científica e social deste trabalho, espera-se que contribua no sentido de provocar nos professores que atuam em segundo grau, indagações sobre a aplicabilidade de diferentes estratégias metodológicas ao ensino da matemática. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5076 |
_version_ |
1805535885034258432 |
score |
10,814766 |