Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental
O objetivo deste artigo é analisar as diferentes concepções do processo avaliativo no ensino aprendizagem escolar. Analisar de que forma a avaliação contribui para o processo de desenvolvimento e conhecimento dos educandos para formação cidadã e social. E, para atingir o objetivo proposto, serão obs...
Principais autores: | da Silva, Luzinete Aparecida, Santos, Cidmar Ortiz dos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5115 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5115 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-51152024-04-14T22:44:44Z Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da Silva, Luzinete Aparecida Santos, Cidmar Ortiz dos Educação avaliação; aprendizagem; desenvolvimento. O objetivo deste artigo é analisar as diferentes concepções do processo avaliativo no ensino aprendizagem escolar. Analisar de que forma a avaliação contribui para o processo de desenvolvimento e conhecimento dos educandos para formação cidadã e social. E, para atingir o objetivo proposto, serão observadas diversas teorias de diferentes autores. Tendo em vista, que, a avaliação é concebida por muitos professores e educadores como parte integradora ao processo de ensino. Nessa perspectiva, pretende-se observar, o ato amoroso de avaliar, a forma diagnóstica, classificatória, contínua, os diversos instrumentos utilizados para coleta de dados para o desenvolvimento desse processo entre outras ações aplicadas pelos professores, como forma de obter os resultados dos conteúdos ensinados em sala de aula, dos avanços ou fracassos dos avaliados e, com base nos resultados, planejar intervir de modo a reforçar ou mudar a prática e conteúdos trabalhados, de acordo com a proposta pedagógica respeitando a especificidade de cada educando ou, seja, a forma com que cada educando apresenta para assimilação do conteúdo. A avaliação da aprendizagem deve permitir ao professor e ao educando, meios de diagnosticar os fatores positivos ou negativos no que tange o ensino e a aprendizagem. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5115 10.3895/recit.v8.n22.5115 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5115/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
da Silva, Luzinete Aparecida Santos, Cidmar Ortiz dos |
spellingShingle |
da Silva, Luzinete Aparecida Santos, Cidmar Ortiz dos Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental |
author_sort |
da Silva, Luzinete Aparecida |
title |
Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental |
title_short |
Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental |
title_full |
Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental |
title_sort |
avaliação da aprendizagem no ensino fundamental |
description |
O objetivo deste artigo é analisar as diferentes concepções do processo avaliativo no ensino aprendizagem escolar. Analisar de que forma a avaliação contribui para o processo de desenvolvimento e conhecimento dos educandos para formação cidadã e social. E, para atingir o objetivo proposto, serão observadas diversas teorias de diferentes autores. Tendo em vista, que, a avaliação é concebida por muitos professores e educadores como parte integradora ao processo de ensino. Nessa perspectiva, pretende-se observar, o ato amoroso de avaliar, a forma diagnóstica, classificatória, contínua, os diversos instrumentos utilizados para coleta de dados para o desenvolvimento desse processo entre outras ações aplicadas pelos professores, como forma de obter os resultados dos conteúdos ensinados em sala de aula, dos avanços ou fracassos dos avaliados e, com base nos resultados, planejar intervir de modo a reforçar ou mudar a prática e conteúdos trabalhados, de acordo com a proposta pedagógica respeitando a especificidade de cada educando ou, seja, a forma com que cada educando apresenta para assimilação do conteúdo. A avaliação da aprendizagem deve permitir ao professor e ao educando, meios de diagnosticar os fatores positivos ou negativos no que tange o ensino e a aprendizagem. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5115 |
_version_ |
1805535786429317120 |
score |
10,814766 |