A música no ensino de história: um estudo crítico da sociedade

O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para o curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, onde será abordada a utilização da música na sala de aula na disciplina de História partindo do estudo da...

ver descrição completa

Principais autores: da Silva, Nicole Cristine, Santos, Cidmar Ortiz dos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5116
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para o curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, onde será abordada a utilização da música na sala de aula na disciplina de História partindo do estudo da sociedade atual, buscando um melhor aprimoramento nas práticas educativas, pois, o professor precisa acompanhar as novas tendências pedagógicas para que seu trabalho de ensino/aprendizado tenha um melhor aproveitamento, já que, infelizmente, muitos alunos não demonstram nenhum interesse pelas disciplinas do currículo. Em função disso, vê-se na música uma opção, já que a mesma desde os tempos mais remotos da sociedade, portanto, a música, assim como a História é fruto de seu tempo e o professor deve buscar se apropriar deste conhecimento para inseri-lo em sala de aula. A música está em todos os lugares, principalmente no cotidiano dos alunos. Cada música foi criada para um fim específico, e cabe ao professor explorá-la, de forma que, torne sua aula mais dinâmica e divertida e que o aprendizado seja efetivo.