Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física
O presente trabalho visa analisar as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem da educação física, de modo a sugerir didáticas de ensino com enfoque pedagógico que motivem e melhorem o envolvimento de alunos e professores na realização das atividades da educação física. Diante de diversos...
Principais autores: | Kuhn, Reickson Carlos, Santos, Cidmar Ortiz dos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5119 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5119 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-51192024-04-14T22:44:44Z Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física Kuhn, Reickson Carlos Santos, Cidmar Ortiz dos Educação educação física; processo de aprendizagem; motivação. O presente trabalho visa analisar as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem da educação física, de modo a sugerir didáticas de ensino com enfoque pedagógico que motivem e melhorem o envolvimento de alunos e professores na realização das atividades da educação física. Diante de diversos obstáculos encontrados no processo educacional atual, seja em questões de indisciplina de alunos, falta de preparo adequado das aulas pelo professor e mesmo por ausência ou limitações de infraestrutura para realização das aulas, o professor se torna o sujeito responsável por intermediar essas dificuldades e ainda assim obter os resultados esperados pelo processo educacional de educação física no que refere a mudança de hábitos e postura de alunos que não se exercitam e fogem de atividades físicas, melhorando não apenas seu condicionamento e postura, como sua saúde de modo geral. Através desde estudo pode-se perceber que metodologias pedagógicas adequadas podem auxiliar os professores e atrair a motivação dos alunos em relação as aulas e a prática da atividade física. Acredita-se que o preparo adequado das aulas pode vir a minimizar os efeitos das dificuldades de infraestrutura e de indisciplina encontrada nas escolas, e garantir que alunos e professores sejam conduzidos por um bom planejamento pedagógico escolar, e que professores e alunos tenham os resultados esperados. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-04 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5119 10.3895/recit.v8.n22.5119 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 pt Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Kuhn, Reickson Carlos Santos, Cidmar Ortiz dos |
spellingShingle |
Kuhn, Reickson Carlos Santos, Cidmar Ortiz dos Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física |
author_sort |
Kuhn, Reickson Carlos |
title |
Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física |
title_short |
Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física |
title_full |
Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física |
title_fullStr |
Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física |
title_sort |
estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física |
description |
O presente trabalho visa analisar as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem da educação física, de modo a sugerir didáticas de ensino com enfoque pedagógico que motivem e melhorem o envolvimento de alunos e professores na realização das atividades da educação física. Diante de diversos obstáculos encontrados no processo educacional atual, seja em questões de indisciplina de alunos, falta de preparo adequado das aulas pelo professor e mesmo por ausência ou limitações de infraestrutura para realização das aulas, o professor se torna o sujeito responsável por intermediar essas dificuldades e ainda assim obter os resultados esperados pelo processo educacional de educação física no que refere a mudança de hábitos e postura de alunos que não se exercitam e fogem de atividades físicas, melhorando não apenas seu condicionamento e postura, como sua saúde de modo geral. Através desde estudo pode-se perceber que metodologias pedagógicas adequadas podem auxiliar os professores e atrair a motivação dos alunos em relação as aulas e a prática da atividade física. Acredita-se que o preparo adequado das aulas pode vir a minimizar os efeitos das dificuldades de infraestrutura e de indisciplina encontrada nas escolas, e garantir que alunos e professores sejam conduzidos por um bom planejamento pedagógico escolar, e que professores e alunos tenham os resultados esperados. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5119 |
_version_ |
1805535744266076160 |
score |
10,814766 |