Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica
A formação profissional docente bem como o trabalho didático pedagógico desenvolvido com alunos com necessidades educacionais específicas (NEE), têm sido temas recorrentes na literatura em função da relevância e pertinência do assunto. Neste contexto, esse artigo tem o objetivo de discutir sobre a f...
Principais autores: | Barbosa, Rosiele Fagundes, Vieira Almeida, Shiderlene |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5121 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5121 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-51212024-04-14T22:44:56Z Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica Barbosa, Rosiele Fagundes Vieira Almeida, Shiderlene Educação; Educação Especial Formação de Professores; Legislação; Competência. A formação profissional docente bem como o trabalho didático pedagógico desenvolvido com alunos com necessidades educacionais específicas (NEE), têm sido temas recorrentes na literatura em função da relevância e pertinência do assunto. Neste contexto, esse artigo tem o objetivo de discutir sobre a formação de professores que irão atuar com alunos com necessidades especiais na educação básica a partir das proposições legais apresentadas à educação especial. No âmbito escolar a formação do professor é fundamental para que haja um bom desempenho na qualidade da aprendizagem, desenvolvimento e inclusão do educando. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica apontando os aspectos gerais da formação, a legislação e as competências dos professores capacitados e especializados. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5121 10.3895/recit.v8.n19.5121 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5121/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Barbosa, Rosiele Fagundes Vieira Almeida, Shiderlene |
spellingShingle |
Barbosa, Rosiele Fagundes Vieira Almeida, Shiderlene Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica |
author_sort |
Barbosa, Rosiele Fagundes |
title |
Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica |
title_short |
Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica |
title_full |
Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica |
title_fullStr |
Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica |
title_sort |
formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica |
description |
A formação profissional docente bem como o trabalho didático pedagógico desenvolvido com alunos com necessidades educacionais específicas (NEE), têm sido temas recorrentes na literatura em função da relevância e pertinência do assunto. Neste contexto, esse artigo tem o objetivo de discutir sobre a formação de professores que irão atuar com alunos com necessidades especiais na educação básica a partir das proposições legais apresentadas à educação especial. No âmbito escolar a formação do professor é fundamental para que haja um bom desempenho na qualidade da aprendizagem, desenvolvimento e inclusão do educando. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica apontando os aspectos gerais da formação, a legislação e as competências dos professores capacitados e especializados. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5121 |
_version_ |
1805535932430942208 |
score |
10,814766 |