Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica

A formação profissional docente bem como o trabalho didático pedagógico desenvolvido com alunos com necessidades educacionais específicas (NEE), têm sido temas recorrentes na literatura em função da relevância e pertinência do assunto. Neste contexto, esse artigo tem o objetivo de discutir sobre a f...

ver descrição completa

Principais autores: Barbosa, Rosiele Fagundes, Vieira Almeida, Shiderlene
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5121
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5121
recordtype ojs
spelling peri-article-51212024-04-14T22:44:56Z Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica Barbosa, Rosiele Fagundes Vieira Almeida, Shiderlene Educação; Educação Especial Formação de Professores; Legislação; Competência. A formação profissional docente bem como o trabalho didático pedagógico desenvolvido com alunos com necessidades educacionais específicas (NEE), têm sido temas recorrentes na literatura em função da relevância e pertinência do assunto. Neste contexto, esse artigo tem o objetivo de discutir sobre a formação de professores que irão atuar com alunos com necessidades especiais na educação básica a partir das proposições legais apresentadas à educação especial.  No âmbito escolar a formação do professor é fundamental para que haja um bom desempenho na qualidade da aprendizagem, desenvolvimento e inclusão do educando. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica apontando os aspectos gerais da formação, a legislação e as competências dos professores capacitados e especializados. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5121 10.3895/recit.v8.n19.5121 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5121/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Barbosa, Rosiele Fagundes
Vieira Almeida, Shiderlene
spellingShingle Barbosa, Rosiele Fagundes
Vieira Almeida, Shiderlene
Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica
author_sort Barbosa, Rosiele Fagundes
title Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica
title_short Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica
title_full Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica
title_fullStr Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica
title_full_unstemmed Formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica
title_sort formação de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais específicas na educação básica
description A formação profissional docente bem como o trabalho didático pedagógico desenvolvido com alunos com necessidades educacionais específicas (NEE), têm sido temas recorrentes na literatura em função da relevância e pertinência do assunto. Neste contexto, esse artigo tem o objetivo de discutir sobre a formação de professores que irão atuar com alunos com necessidades especiais na educação básica a partir das proposições legais apresentadas à educação especial.  No âmbito escolar a formação do professor é fundamental para que haja um bom desempenho na qualidade da aprendizagem, desenvolvimento e inclusão do educando. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica apontando os aspectos gerais da formação, a legislação e as competências dos professores capacitados e especializados.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5121
_version_ 1805535932430942208
score 10,814766