Um estudo sobre algoritmos para roteirização

O presente trabalho tem por objetivo apresentar e implementar alguns métodos que resolvem o problema de minimização de rotas e os respectivos instrumentos computacionais nos quais é possível a implementação de tais métodos. Para contextualizar tal problema, utilizou-se o percurso de um carteiro em u...

ver descrição completa

Principais autores: Mendonça, Patricia Fernandes, Kestring, Franciele Buss Frescki, da Silva, Fausto Pinheiro
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5122
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5122
recordtype ojs
spelling peri-article-51222024-04-14T22:44:59Z Um estudo sobre algoritmos para roteirização Mendonça, Patricia Fernandes Kestring, Franciele Buss Frescki da Silva, Fausto Pinheiro Matemática; Algoritmos Teoria dos Grafos; Algoritmo de Floyd; Problema do Carteiro Chinês O presente trabalho tem por objetivo apresentar e implementar alguns métodos que resolvem o problema de minimização de rotas e os respectivos instrumentos computacionais nos quais é possível a implementação de tais métodos. Para contextualizar tal problema, utilizou-se o percurso de um carteiro em um bairro do município de São Miguel do Iguaçu, oeste do Paraná. Realizou-se previamente um estudo sobre Teoria dos Grafos, o Problema do Carteiro Chinês (PCC) e conceitos básicos de Programação Linear. Neste trabalho foram analisados os algoritmos de Dijkstra e Floyd, bem como algoritmos de rota utilizando Programação Linear e o algoritmo de Hierholzer. Foram utilizados os softwares Excel, Lingo e TORA para implementar tais algoritmos.Verificou-se que o uso das tecnologias facilitou a implementação dos algoritmos e foi possível otimizar a rota praticada pelo carteiro. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-08-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5122 10.3895/recit.v8.n18.5122 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 18 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 18 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 18 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n18 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5122/pdf_1 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Mendonça, Patricia Fernandes
Kestring, Franciele Buss Frescki
da Silva, Fausto Pinheiro
spellingShingle Mendonça, Patricia Fernandes
Kestring, Franciele Buss Frescki
da Silva, Fausto Pinheiro
Um estudo sobre algoritmos para roteirização
author_sort Mendonça, Patricia Fernandes
title Um estudo sobre algoritmos para roteirização
title_short Um estudo sobre algoritmos para roteirização
title_full Um estudo sobre algoritmos para roteirização
title_fullStr Um estudo sobre algoritmos para roteirização
title_full_unstemmed Um estudo sobre algoritmos para roteirização
title_sort um estudo sobre algoritmos para roteirização
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar e implementar alguns métodos que resolvem o problema de minimização de rotas e os respectivos instrumentos computacionais nos quais é possível a implementação de tais métodos. Para contextualizar tal problema, utilizou-se o percurso de um carteiro em um bairro do município de São Miguel do Iguaçu, oeste do Paraná. Realizou-se previamente um estudo sobre Teoria dos Grafos, o Problema do Carteiro Chinês (PCC) e conceitos básicos de Programação Linear. Neste trabalho foram analisados os algoritmos de Dijkstra e Floyd, bem como algoritmos de rota utilizando Programação Linear e o algoritmo de Hierholzer. Foram utilizados os softwares Excel, Lingo e TORA para implementar tais algoritmos.Verificou-se que o uso das tecnologias facilitou a implementação dos algoritmos e foi possível otimizar a rota praticada pelo carteiro.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5122
_version_ 1805535835170275328
score 10,814766