O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná

Pensar o uso das TIC´s em sala de aula tem sido um grande desafio nas últimas décadas, ainda mais tratando-se de cursos profissionalizantes. Diferentemente dos ensinos médios tradicionais, espera-se que os egressos desta modalidade estejam melhor preparados para ocuparem postos de trabalho nas diver...

ver descrição completa

Principais autores: Mulezini, Elizabete Aparecida, Berghauser, Neron Alipio C.
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5184
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5184
recordtype ojs
spelling peri-article-51842024-04-14T22:45:06Z O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná Mulezini, Elizabete Aparecida Berghauser, Neron Alipio C. 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino tecnologia; aprendizagem; profissionalizante; trabalho. Pensar o uso das TIC´s em sala de aula tem sido um grande desafio nas últimas décadas, ainda mais tratando-se de cursos profissionalizantes. Diferentemente dos ensinos médios tradicionais, espera-se que os egressos desta modalidade estejam melhor preparados para ocuparem postos de trabalho nas diversas áreas de formação, e para isto existe a necessidade de conhecer e saber usar equipamentos de viés tecnológico. Dominar o uso de modernos recursos tecnológicos pode ser um grande diferencial competitivo no momento de o técnico conseguir uma ocupação no mercado de trabalho. O objetivo principal deste artigo foi de levantar a percepção entre professores de três cursos profissionalizantes da cidade paranaense de Cruzeiro do Oeste sobre as práticas pedagógicas usando recursos de multimídia e os resultados gerados. A pesquisa é classificada como exploratória e com aplicação de um questionário com nove questões objetivas, portanto o tratamento dos dados foi quantitativo, entretanto, pelo fato da pesquisadora fazer parte do ambiente em estudo, houve também o componente observacional na pesquisa. Foram pesquisados professores dos cursos técnicos de Administração, Recursos Humanos e Informática. Os resultados apontam para uma realidade longe da esperada para alunos técnicos de nível médio, sob aspecto de infraestrutura de recursos tecnológicos, entretanto a pesquisadora identificou algumas ações de iniciativa de alguns professores que procuram amenizar os efeitos negativos deste problema. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-09-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5184 10.3895/recit.v8.n17.5184 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 17 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 17 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 17 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5184/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Mulezini, Elizabete Aparecida
Berghauser, Neron Alipio C.
spellingShingle Mulezini, Elizabete Aparecida
Berghauser, Neron Alipio C.
O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná
author_sort Mulezini, Elizabete Aparecida
title O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná
title_short O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná
title_full O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná
title_fullStr O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná
title_full_unstemmed O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do Paraná
title_sort o uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região noroeste do paraná
description Pensar o uso das TIC´s em sala de aula tem sido um grande desafio nas últimas décadas, ainda mais tratando-se de cursos profissionalizantes. Diferentemente dos ensinos médios tradicionais, espera-se que os egressos desta modalidade estejam melhor preparados para ocuparem postos de trabalho nas diversas áreas de formação, e para isto existe a necessidade de conhecer e saber usar equipamentos de viés tecnológico. Dominar o uso de modernos recursos tecnológicos pode ser um grande diferencial competitivo no momento de o técnico conseguir uma ocupação no mercado de trabalho. O objetivo principal deste artigo foi de levantar a percepção entre professores de três cursos profissionalizantes da cidade paranaense de Cruzeiro do Oeste sobre as práticas pedagógicas usando recursos de multimídia e os resultados gerados. A pesquisa é classificada como exploratória e com aplicação de um questionário com nove questões objetivas, portanto o tratamento dos dados foi quantitativo, entretanto, pelo fato da pesquisadora fazer parte do ambiente em estudo, houve também o componente observacional na pesquisa. Foram pesquisados professores dos cursos técnicos de Administração, Recursos Humanos e Informática. Os resultados apontam para uma realidade longe da esperada para alunos técnicos de nível médio, sob aspecto de infraestrutura de recursos tecnológicos, entretanto a pesquisadora identificou algumas ações de iniciativa de alguns professores que procuram amenizar os efeitos negativos deste problema.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/5184
_version_ 1805535838205902848
score 10,814766