Tecnologias assistivas na educação inclusiva

No contexto do ambiente escolar, a tecnologia assistiva é um tema que vem ganhando realce, pois se percebeu, recentemente, a precisão de estruturar a escola, no contexto de edificação, e seu corpo docente, para melhor tratar o aluno com deficiência.  A pesquisa que gerou este artigo teve como objeti...

ver descrição completa

Principais autores: Zuliani, Maria Lucia da Silva, Cortes Berghauser, Neron Alipio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5188
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: No contexto do ambiente escolar, a tecnologia assistiva é um tema que vem ganhando realce, pois se percebeu, recentemente, a precisão de estruturar a escola, no contexto de edificação, e seu corpo docente, para melhor tratar o aluno com deficiência.  A pesquisa que gerou este artigo teve como objetivo gerar discussão de como a tecnologia assistiva pode colaborar na inclusão educacional do aluno com alguma necessidade especial. A tecnologia assistiva representa um caminho para oferecer um amplo apoio para professores, na área da inclusão social, pois produz elementos para o ingresso e facilitações para o aprendizado do aluno com deficiência no âmbito escolar. Desta forma, entende-se que todo e qualquer recurso que propicie ao sujeito portador de uma determinada necessidade permanente ou não, autonomia aceitável para ser inserido no contexto social. Tecnologia assistiva, incide num instrumento, facilitador para o processo de ensino- aprendizagem para a educação inclusiva social.Com a disseminação de ferramentas de tecnologia assistiva o propósito é aperfeiçoar a funcionalidade de pessoas com deficiência. Funcionalidade deve ser entendida num aspecto maior do que habilidade em exercer trabalho de interesse. Este artigo apresenta um resgate bibliográfico, portanto qualitativo, acerca do tema principal, ou seja, a tecnologia assistiva como instrumento de apoio ao docente em suas práticas pedagógicas voltadas para o aluno portador de alguma necessidade. Fez-se uma leitura de conteúdos apresentados por autores que estudam e praticam o ensino em ambientes escolares ocupados por estudantes com necessidades e suas experiências adquiridas.