A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental

Diante da disseminação de recursos tecnológicos na maioria das atividades modernas, a escola não ficaria para trás por muito tempo. Defendidos por alguns e criticados por outros, os artefatos tecnológicos passaram a compor grande parte das aulas e precisam ser conhecidos em sua aplicação e resultado...

ver descrição completa

Principais autores: De Bastiani, Rafael, Berghauser, Neron Alipio C.
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5198
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5198
recordtype ojs
spelling peri-article-51982024-04-14T22:44:56Z A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental De Bastiani, Rafael Berghauser, Neron Alipio C. 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino tecnologias; mídia; ensino; matemática. Diante da disseminação de recursos tecnológicos na maioria das atividades modernas, a escola não ficaria para trás por muito tempo. Defendidos por alguns e criticados por outros, os artefatos tecnológicos passaram a compor grande parte das aulas e precisam ser conhecidos em sua aplicação e resultados gerados para o aprendizado tanto do aluno quanto do próprio professor. Na Matemática, os recursos computacionais surgem como estratégias potenciais para complementar os processos de aprendizado por meio de práticas que envolvem o raciocínio lógico. A finalidade deste trabalho foi levantar a percepção dos professores de Matemática de uma escola de Ensino Fundamental sobre o uso de recursos de multimídia e os resultados no cotidiano escolar. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a cinco professores de Matemática de uma escola de Ensino Fundamental da região Oeste do Paraná e para a interpretação dos dados foi usada a técnica de análise do discurso do sujeito. A pesquisa apontou que os professores têm um bom conhecimento sobre a infraestrutura disponível na escola; também demonstraram que sabem usar muitos recursos didáticos, mas não o fazem por conta das limitações encontradas na instituição. Também se levantou que, pelo olhar dos professores, as principais áreas com possibilidades de aplicações computacionais em sala são trigonometria e geometria além de frações, funções e matemática financeira. Os professores foram unânimes em declarar que percebem diferenças no aprendizado de alunos quando utilizam recursos pedagógicos informatizados, mas que, acima de tudo está a dedicação, o monitoramento contínuo e, se possível, um contato individualizado junto ao aluno. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-10-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5198 10.3895/recit.v8.n19.5198 Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 por http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5198/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author De Bastiani, Rafael
Berghauser, Neron Alipio C.
spellingShingle De Bastiani, Rafael
Berghauser, Neron Alipio C.
A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
author_sort De Bastiani, Rafael
title A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
title_short A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
title_full A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
title_fullStr A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
title_full_unstemmed A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
title_sort utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
description Diante da disseminação de recursos tecnológicos na maioria das atividades modernas, a escola não ficaria para trás por muito tempo. Defendidos por alguns e criticados por outros, os artefatos tecnológicos passaram a compor grande parte das aulas e precisam ser conhecidos em sua aplicação e resultados gerados para o aprendizado tanto do aluno quanto do próprio professor. Na Matemática, os recursos computacionais surgem como estratégias potenciais para complementar os processos de aprendizado por meio de práticas que envolvem o raciocínio lógico. A finalidade deste trabalho foi levantar a percepção dos professores de Matemática de uma escola de Ensino Fundamental sobre o uso de recursos de multimídia e os resultados no cotidiano escolar. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a cinco professores de Matemática de uma escola de Ensino Fundamental da região Oeste do Paraná e para a interpretação dos dados foi usada a técnica de análise do discurso do sujeito. A pesquisa apontou que os professores têm um bom conhecimento sobre a infraestrutura disponível na escola; também demonstraram que sabem usar muitos recursos didáticos, mas não o fazem por conta das limitações encontradas na instituição. Também se levantou que, pelo olhar dos professores, as principais áreas com possibilidades de aplicações computacionais em sala são trigonometria e geometria além de frações, funções e matemática financeira. Os professores foram unânimes em declarar que percebem diferenças no aprendizado de alunos quando utilizam recursos pedagógicos informatizados, mas que, acima de tudo está a dedicação, o monitoramento contínuo e, se possível, um contato individualizado junto ao aluno.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5198
_version_ 1805535839768281088
score 10,814766