PREFERÊNCIA DOS CONSUMIDORES POR EMPRESAS QUE IMPLEMENTAM PRÁTICAS DE LOGÍSTICA REVERSA COMO MEIO DE FIDELIZAÇÃO: ESTUDO NA ÍNDUSTRIA DE COSMÉTICOS BRASILEIRA
O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos e produtos de beleza do mundo, e nos últimos anos o aumento da consciência ecológica dos consumidores foi evidenciado por pesquisas nacionais e internacionais. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi o de identificar a preferên...
Principais autores: | Moreira, Isabela Fernandes, Guarnieri, Patricia |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5210 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos e produtos de beleza do mundo, e nos últimos anos o aumento da consciência ecológica dos consumidores foi evidenciado por pesquisas nacionais e internacionais. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi o de identificar a preferência de consumidores de cosméticos por empresas ambientalmente sustentáveis, que aplicam práticas de logística reversa visando a sua fidelização. Para isso o estudo contou com uma análise documental, realizada com base em três indústrias de cosméticos brasileiras, e um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado a 504 respondentes. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, de abordagem quali-quantitativa, cujo procedimento técnico foi o survey. A pesquisa identificou as atividades desenvolvidas pelas empresas nas áreas de logística reversa e fidelização. Além disso, verificou a preferência dos consumidores por empresas que realizam a logística reversa de embalagens pós-consumo de forma a proporcionar vantagens aos consumidores que as retornem às lojas. |
---|