Sensoriamento Remoto com VANTs: uma nova possibilidade para a aquisição de geoinformações
Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) – ou Drones, como conhecidos popularmente – estão cada vez mais em alta, como se pode notar na excitação do mercado geoinformacional. Muitas são as possibilidades de aplicações oferecidas, com os mais diversos tipos de modelos e sensores. Contudo, não se pod...
Autor principal: | Sousa, Henrique Lima de |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5511 |
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Resumo: |
Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) – ou Drones, como conhecidos popularmente – estão cada vez mais em alta, como se pode notar na excitação do mercado geoinformacional. Muitas são as possibilidades de aplicações oferecidas, com os mais diversos tipos de modelos e sensores. Contudo, não se pode negar que ainda existem dúvidas com relação aos reais ganhos ao optar por esta plataforma. Refletindo acerca dessas incógnitas, já é possível encontrar pesquisas que buscam respostas ou confirmações técnico-científicas sobre o que é exposto comercialmente. Seguindo, então, o mesmo raciocínio, este trabalho avaliou o quão de fato já é viável o emprego desses equipamentos para aquisição de geoinformações, seus ganhos e seus desafios (até o momento), a partir de uma revisão da literatura e também de uma análise da qualidade posicional – que apresentou resultados positivos – de um projeto piloto realizado com imagens adquiridas por uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) em Portugal. |
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