Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real
O emprego de receptores GNSS têm se mostrado eficiente em diferentes áreas como navegação terrestre, marítima e aérea, acompanhamento de obras de engenharia, agricultura de precisão, monitoramento de estruturas, geodinâmica, cálculo de volumes entre outras. Além do mais, a capacidade de coletar dado...
Principais autores: | da Silveira, Allan Wiguilherme Fernandes Nogueira, Albarici, Fabio Luiz, Borges, Paulo Augusto Ferreira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5519 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5519 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-55192018-05-08T21:49:19Z Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real da Silveira, Allan Wiguilherme Fernandes Nogueira Albarici, Fabio Luiz Borges, Paulo Augusto Ferreira O emprego de receptores GNSS têm se mostrado eficiente em diferentes áreas como navegação terrestre, marítima e aérea, acompanhamento de obras de engenharia, agricultura de precisão, monitoramento de estruturas, geodinâmica, cálculo de volumes entre outras. Além do mais, a capacidade de coletar dados continuamente, de modo preciso e em tempo real fazem destes receptores ferramentas importantes para detectar eventuais problemas em infraestruturas da malha rodoviária que são alvos de grandes investimentos por parte do governo e necessitam rotineiramente passar por campanhas de inspeção e manutenção. Estudos feitos por Jesus e Fontenele (2014) mostraram que o atual método de fiscalização de veículos de carga tem apresentado algumas falhas e por isso agrava de uma forma ou de outra as rodovias. Logo, este trabalho apresenta uma maneira de detectar veículos pesados que trafegam por uma ponte de concreto, considerada como obra de arte especial, utilizando-se de uma técnica de posicionamento denominada RTK. Os resultados mostraram que foi possível tal detecção utilizando esta técnica e que de uma forma alternativa, se aprofundada a pesquisa, possibilitaria a densificação dos postos de fiscalização e controle de veículos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5519 10.3895/rbgeo.v5n4.5519 Revista Brasileira de Geomática; v. 5, n. 4 (2017); 561-577 Revista Brasileira de Geomática; v. 5, n. 4 (2017); 561-577 2317-4285 10.3895/rbgeo.v5n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5519/4692 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
da Silveira, Allan Wiguilherme Fernandes Nogueira Albarici, Fabio Luiz Borges, Paulo Augusto Ferreira |
spellingShingle |
da Silveira, Allan Wiguilherme Fernandes Nogueira Albarici, Fabio Luiz Borges, Paulo Augusto Ferreira Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real |
author_sort |
da Silveira, Allan Wiguilherme Fernandes Nogueira |
title |
Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real |
title_short |
Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real |
title_full |
Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real |
title_fullStr |
Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real |
title_full_unstemmed |
Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real |
title_sort |
técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real |
description |
O emprego de receptores GNSS têm se mostrado eficiente em diferentes áreas como navegação terrestre, marítima e aérea, acompanhamento de obras de engenharia, agricultura de precisão, monitoramento de estruturas, geodinâmica, cálculo de volumes entre outras. Além do mais, a capacidade de coletar dados continuamente, de modo preciso e em tempo real fazem destes receptores ferramentas importantes para detectar eventuais problemas em infraestruturas da malha rodoviária que são alvos de grandes investimentos por parte do governo e necessitam rotineiramente passar por campanhas de inspeção e manutenção. Estudos feitos por Jesus e Fontenele (2014) mostraram que o atual método de fiscalização de veículos de carga tem apresentado algumas falhas e por isso agrava de uma forma ou de outra as rodovias. Logo, este trabalho apresenta uma maneira de detectar veículos pesados que trafegam por uma ponte de concreto, considerada como obra de arte especial, utilizando-se de uma técnica de posicionamento denominada RTK. Os resultados mostraram que foi possível tal detecção utilizando esta técnica e que de uma forma alternativa, se aprofundada a pesquisa, possibilitaria a densificação dos postos de fiscalização e controle de veículos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5519 |
_version_ |
1805295484601892864 |
score |
10,814766 |