Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real

O emprego de receptores GNSS têm se mostrado eficiente em diferentes áreas como navegação terrestre, marítima e aérea, acompanhamento de obras de engenharia, agricultura de precisão, monitoramento de estruturas, geodinâmica, cálculo de volumes entre outras. Além do mais, a capacidade de coletar dado...

ver descrição completa

Principais autores: da Silveira, Allan Wiguilherme Fernandes Nogueira, Albarici, Fabio Luiz, Borges, Paulo Augusto Ferreira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5519
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5519
recordtype ojs
spelling peri-article-55192018-05-08T21:49:19Z Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real da Silveira, Allan Wiguilherme Fernandes Nogueira Albarici, Fabio Luiz Borges, Paulo Augusto Ferreira O emprego de receptores GNSS têm se mostrado eficiente em diferentes áreas como navegação terrestre, marítima e aérea, acompanhamento de obras de engenharia, agricultura de precisão, monitoramento de estruturas, geodinâmica, cálculo de volumes entre outras. Além do mais, a capacidade de coletar dados continuamente, de modo preciso e em tempo real fazem destes receptores ferramentas importantes para detectar eventuais problemas em infraestruturas da malha rodoviária que são alvos de grandes investimentos por parte do governo e necessitam rotineiramente passar por campanhas de inspeção e manutenção. Estudos feitos por Jesus e Fontenele (2014) mostraram que o atual método de fiscalização de veículos de carga tem apresentado algumas falhas e por isso agrava de uma forma ou de outra as rodovias. Logo, este trabalho apresenta uma maneira de detectar veículos pesados que trafegam por uma ponte de concreto, considerada como obra de arte especial, utilizando-se de uma técnica de posicionamento denominada RTK. Os resultados mostraram que foi possível tal detecção utilizando esta técnica e que de uma forma alternativa, se aprofundada a pesquisa, possibilitaria a densificação dos postos de fiscalização e controle de veículos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-12-18 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5519 10.3895/rbgeo.v5n4.5519 Revista Brasileira de Geomática; v. 5, n. 4 (2017); 561-577 Revista Brasileira de Geomática; v. 5, n. 4 (2017); 561-577 2317-4285 10.3895/rbgeo.v5n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5519/4692 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author da Silveira, Allan Wiguilherme Fernandes Nogueira
Albarici, Fabio Luiz
Borges, Paulo Augusto Ferreira
spellingShingle da Silveira, Allan Wiguilherme Fernandes Nogueira
Albarici, Fabio Luiz
Borges, Paulo Augusto Ferreira
Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real
author_sort da Silveira, Allan Wiguilherme Fernandes Nogueira
title Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real
title_short Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real
title_full Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real
title_fullStr Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real
title_full_unstemmed Técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real
title_sort técnicas de posicionamento na detecção de veículos pesados em tempo real
description O emprego de receptores GNSS têm se mostrado eficiente em diferentes áreas como navegação terrestre, marítima e aérea, acompanhamento de obras de engenharia, agricultura de precisão, monitoramento de estruturas, geodinâmica, cálculo de volumes entre outras. Além do mais, a capacidade de coletar dados continuamente, de modo preciso e em tempo real fazem destes receptores ferramentas importantes para detectar eventuais problemas em infraestruturas da malha rodoviária que são alvos de grandes investimentos por parte do governo e necessitam rotineiramente passar por campanhas de inspeção e manutenção. Estudos feitos por Jesus e Fontenele (2014) mostraram que o atual método de fiscalização de veículos de carga tem apresentado algumas falhas e por isso agrava de uma forma ou de outra as rodovias. Logo, este trabalho apresenta uma maneira de detectar veículos pesados que trafegam por uma ponte de concreto, considerada como obra de arte especial, utilizando-se de uma técnica de posicionamento denominada RTK. Os resultados mostraram que foi possível tal detecção utilizando esta técnica e que de uma forma alternativa, se aprofundada a pesquisa, possibilitaria a densificação dos postos de fiscalização e controle de veículos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbgeo/article/view/5519
_version_ 1805295484601892864
score 10,814766