Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática
Neste artigo tivemos por objetivo investigar como licenciandos do último ano de um curso de licenciatura em matemática lidam com situações da matemática escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa analisamos 36 produções escritas. Em meio à problemática de se configurar cursos de lice...
Principais autores: | Angelo, Claudia Laus, dos Santos, João Ricardo Viola, Melão, Walderez Soares |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2010
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/552 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-552 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-5522022-09-29T18:40:35Z Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática Angelo, Claudia Laus dos Santos, João Ricardo Viola Melão, Walderez Soares Neste artigo tivemos por objetivo investigar como licenciandos do último ano de um curso de licenciatura em matemática lidam com situações da matemática escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa analisamos 36 produções escritas. Em meio à problemática de se configurar cursos de licenciatura em matemática que atendam as demandas da prática pedagógica de professores da educação básica, tecemos considerações sobre a formação inicial de professores de matemática. As discussões das situações e a produção escrita dos licenciandos podem servir de base para atividades formativas com futuros professores, que ultrapassem a categorização da formação Matemática e da Pedagógica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010-03-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/552 10.3895/S1982-873X2009000300004 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 3 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/552/490 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Angelo, Claudia Laus dos Santos, João Ricardo Viola Melão, Walderez Soares |
spellingShingle |
Angelo, Claudia Laus dos Santos, João Ricardo Viola Melão, Walderez Soares Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática |
author_sort |
Angelo, Claudia Laus |
title |
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_short |
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_full |
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_fullStr |
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_sort |
licenciandos em matemática e situações da matemática escolar: um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores de matemática |
description |
Neste artigo tivemos por objetivo investigar como licenciandos do último ano de um curso de licenciatura em matemática lidam com situações da matemática escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa analisamos 36 produções escritas. Em meio à problemática de se configurar cursos de licenciatura em matemática que atendam as demandas da prática pedagógica de professores da educação básica, tecemos considerações sobre a formação inicial de professores de matemática. As discussões das situações e a produção escrita dos licenciandos podem servir de base para atividades formativas com futuros professores, que ultrapassem a categorização da formação Matemática e da Pedagógica. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2010 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/552 |
_version_ |
1805449174645211136 |
score |
10,814766 |