Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática

Neste artigo tivemos por objetivo investigar como licenciandos do último ano de um curso de licenciatura em matemática lidam com situações da matemática escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa analisamos 36 produções escritas. Em meio à problemática de se configurar cursos de lice...

ver descrição completa

Principais autores: Angelo, Claudia Laus, dos Santos, João Ricardo Viola, Melão, Walderez Soares
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/552
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-552
recordtype ojs
spelling peri-article-5522022-09-29T18:40:35Z Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática Angelo, Claudia Laus dos Santos, João Ricardo Viola Melão, Walderez Soares Neste artigo tivemos por objetivo investigar como licenciandos do último ano de um curso de licenciatura em matemática lidam com situações da matemática escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa analisamos 36 produções escritas. Em meio à problemática de se configurar cursos de licenciatura em matemática que atendam as demandas da prática pedagógica de professores da educação básica, tecemos considerações sobre a formação inicial de professores de matemática. As discussões das situações e a produção escrita dos licenciandos podem servir de base para atividades formativas com futuros professores, que ultrapassem a categorização da formação Matemática e da Pedagógica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2010-03-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/552 10.3895/S1982-873X2009000300004 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 3 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/552/490 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Angelo, Claudia Laus
dos Santos, João Ricardo Viola
Melão, Walderez Soares
spellingShingle Angelo, Claudia Laus
dos Santos, João Ricardo Viola
Melão, Walderez Soares
Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática
author_sort Angelo, Claudia Laus
title Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática
title_short Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática
title_full Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática
title_fullStr Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática
title_full_unstemmed Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática
title_sort licenciandos em matemática e situações da matemática escolar: um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores de matemática
description Neste artigo tivemos por objetivo investigar como licenciandos do último ano de um curso de licenciatura em matemática lidam com situações da matemática escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa analisamos 36 produções escritas. Em meio à problemática de se configurar cursos de licenciatura em matemática que atendam as demandas da prática pedagógica de professores da educação básica, tecemos considerações sobre a formação inicial de professores de matemática. As discussões das situações e a produção escrita dos licenciandos podem servir de base para atividades formativas com futuros professores, que ultrapassem a categorização da formação Matemática e da Pedagógica.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2010
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/552
_version_ 1805449174645211136
score 10,814766