Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos

Apresenta-se, por meio desse artigo, uma pesquisa ação desenvolvida com licenciandos do curso de Química em uma Universidade Pública no interior do Paraná, na disciplina de Física 1. Buscou-se, com essa atividade, contribuir para minimizar a dificuldade dos acadêmicos na interpretação de exercícios...

ver descrição completa

Principais autores: Fontes, Adriana da Silva, Ramos, Fernanda Peres, Deimling, Cesar Vanderlei
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/5664
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5664
recordtype ojs
spelling peri-article-56642019-12-02T13:20:55Z Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos Fontes, Adriana da Silva Ramos, Fernanda Peres Deimling, Cesar Vanderlei Física - Física geral Centro de Massa; Ensino de Física; Materialização de exercícios Apresenta-se, por meio desse artigo, uma pesquisa ação desenvolvida com licenciandos do curso de Química em uma Universidade Pública no interior do Paraná, na disciplina de Física 1. Buscou-se, com essa atividade, contribuir para minimizar a dificuldade dos acadêmicos na interpretação de exercícios do livro texto adotado, por meio da materialização de exercícios sobre o tema Centro de massa. Inicialmente o conteúdo foi introduzido de modo a identificar o conhecimento prévio. Na sequência trabalhou-se de forma expositiva-dialogada e ao final uma atividade experimental em grupo foi realizada entre os acadêmicos. Para avaliar o alcance das intenções iniciais, foi aplicado um questionário após a atividade experimental. Foi possível verificar o engajamento dos licenciandos nas aulas enquanto materializavam as questões e conseguiam resolver os exercícios. O interesse despertou-se com o uso de materiais simples, mostrando ser possível motivar e contribuir na formação de futuros professores. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-05-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/5664 10.3895/rbfta.v4n1.5664 Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 4, n. 1 (2017) 2358-0089 10.3895/rbfta.v4n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/5664/4562 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Fontes, Adriana da Silva
Ramos, Fernanda Peres
Deimling, Cesar Vanderlei
spellingShingle Fontes, Adriana da Silva
Ramos, Fernanda Peres
Deimling, Cesar Vanderlei
Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos
author_sort Fontes, Adriana da Silva
title Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos
title_short Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos
title_full Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos
title_fullStr Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos
title_full_unstemmed Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos
title_sort materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos
description Apresenta-se, por meio desse artigo, uma pesquisa ação desenvolvida com licenciandos do curso de Química em uma Universidade Pública no interior do Paraná, na disciplina de Física 1. Buscou-se, com essa atividade, contribuir para minimizar a dificuldade dos acadêmicos na interpretação de exercícios do livro texto adotado, por meio da materialização de exercícios sobre o tema Centro de massa. Inicialmente o conteúdo foi introduzido de modo a identificar o conhecimento prévio. Na sequência trabalhou-se de forma expositiva-dialogada e ao final uma atividade experimental em grupo foi realizada entre os acadêmicos. Para avaliar o alcance das intenções iniciais, foi aplicado um questionário após a atividade experimental. Foi possível verificar o engajamento dos licenciandos nas aulas enquanto materializavam as questões e conseguiam resolver os exercícios. O interesse despertou-se com o uso de materiais simples, mostrando ser possível motivar e contribuir na formação de futuros professores.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/5664
_version_ 1805449338517716992
score 10,814766