Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos
Apresenta-se, por meio desse artigo, uma pesquisa ação desenvolvida com licenciandos do curso de Química em uma Universidade Pública no interior do Paraná, na disciplina de Física 1. Buscou-se, com essa atividade, contribuir para minimizar a dificuldade dos acadêmicos na interpretação de exercícios...
Principais autores: | Fontes, Adriana da Silva, Ramos, Fernanda Peres, Deimling, Cesar Vanderlei |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/5664 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5664 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-56642019-12-02T13:20:55Z Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos Fontes, Adriana da Silva Ramos, Fernanda Peres Deimling, Cesar Vanderlei Física - Física geral Centro de Massa; Ensino de Física; Materialização de exercícios Apresenta-se, por meio desse artigo, uma pesquisa ação desenvolvida com licenciandos do curso de Química em uma Universidade Pública no interior do Paraná, na disciplina de Física 1. Buscou-se, com essa atividade, contribuir para minimizar a dificuldade dos acadêmicos na interpretação de exercícios do livro texto adotado, por meio da materialização de exercícios sobre o tema Centro de massa. Inicialmente o conteúdo foi introduzido de modo a identificar o conhecimento prévio. Na sequência trabalhou-se de forma expositiva-dialogada e ao final uma atividade experimental em grupo foi realizada entre os acadêmicos. Para avaliar o alcance das intenções iniciais, foi aplicado um questionário após a atividade experimental. Foi possível verificar o engajamento dos licenciandos nas aulas enquanto materializavam as questões e conseguiam resolver os exercícios. O interesse despertou-se com o uso de materiais simples, mostrando ser possível motivar e contribuir na formação de futuros professores. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-05-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/5664 10.3895/rbfta.v4n1.5664 Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 4, n. 1 (2017) 2358-0089 10.3895/rbfta.v4n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/5664/4562 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Fontes, Adriana da Silva Ramos, Fernanda Peres Deimling, Cesar Vanderlei |
spellingShingle |
Fontes, Adriana da Silva Ramos, Fernanda Peres Deimling, Cesar Vanderlei Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos |
author_sort |
Fontes, Adriana da Silva |
title |
Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos |
title_short |
Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos |
title_full |
Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos |
title_fullStr |
Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos |
title_full_unstemmed |
Materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos |
title_sort |
materialização de questões relacionadas a centro de massa: uma atividade aplicada a licenciandos |
description |
Apresenta-se, por meio desse artigo, uma pesquisa ação desenvolvida com licenciandos do curso de Química em uma Universidade Pública no interior do Paraná, na disciplina de Física 1. Buscou-se, com essa atividade, contribuir para minimizar a dificuldade dos acadêmicos na interpretação de exercícios do livro texto adotado, por meio da materialização de exercícios sobre o tema Centro de massa. Inicialmente o conteúdo foi introduzido de modo a identificar o conhecimento prévio. Na sequência trabalhou-se de forma expositiva-dialogada e ao final uma atividade experimental em grupo foi realizada entre os acadêmicos. Para avaliar o alcance das intenções iniciais, foi aplicado um questionário após a atividade experimental. Foi possível verificar o engajamento dos licenciandos nas aulas enquanto materializavam as questões e conseguiam resolver os exercícios. O interesse despertou-se com o uso de materiais simples, mostrando ser possível motivar e contribuir na formação de futuros professores. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/5664 |
_version_ |
1805449338517716992 |
score |
10,814766 |