Utilização de um rastreador ocular para análise de estratégias de leitura de programas de computador por discentes
O presente artigo relata a elaboração e execução de um experimento para analisar as estratégias empregadas por discentes na leitura de programas escritos na linguagem C. Foi utilizado um rastreador ocular para determinar as regiões observadas no código e, a partir destas regiões, quais as estratégia...
Principais autores: | Alberton, Bianca Visineski, Lee, Diego Gabriel, Lie, Maiko Min Ian, Gamba, Humberto Remigio, Borba, Gustavo Benvenutti |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5688 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5688 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-56882020-07-14T22:11:56Z Utilização de um rastreador ocular para análise de estratégias de leitura de programas de computador por discentes Alberton, Bianca Visineski Lee, Diego Gabriel Lie, Maiko Min Ian Gamba, Humberto Remigio Borba, Gustavo Benvenutti educação; ensino-aprendizagem Compreensão de programas de computador; Rastreador ocular; Fixações. O presente artigo relata a elaboração e execução de um experimento para analisar as estratégias empregadas por discentes na leitura de programas escritos na linguagem C. Foi utilizado um rastreador ocular para determinar as regiões observadas no código e, a partir destas regiões, quais as estratégias de leitura utilizadas. Para determinar estas áreas, foram capturadas as fixações em cada linha do programa. Por meio da análise dos movimentos oculares foi possível verificar a ocorrência do padrão de primeira leitura descrito na literatura. A divisão do código em blocos semânticos revelou que os estudantes passam a maior parte do tempo no bloco de processamento e que as transições entre os blocos ocorrem de forma bastante dinâmica. Os resultados indicam que variações na sintaxe das linguagens de programação utilizadas são um aspecto tão importante quanto o tempo de experiência na depuração de defeitos lógicos simples em códigos-fonte de programas de computador. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-05-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5688 10.3895/rbect.v10n1.5688 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5688/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Alberton, Bianca Visineski Lee, Diego Gabriel Lie, Maiko Min Ian Gamba, Humberto Remigio Borba, Gustavo Benvenutti |
spellingShingle |
Alberton, Bianca Visineski Lee, Diego Gabriel Lie, Maiko Min Ian Gamba, Humberto Remigio Borba, Gustavo Benvenutti Utilização de um rastreador ocular para análise de estratégias de leitura de programas de computador por discentes |
author_sort |
Alberton, Bianca Visineski |
title |
Utilização de um rastreador ocular para análise de estratégias de leitura de programas de computador por discentes |
title_short |
Utilização de um rastreador ocular para análise de estratégias de leitura de programas de computador por discentes |
title_full |
Utilização de um rastreador ocular para análise de estratégias de leitura de programas de computador por discentes |
title_fullStr |
Utilização de um rastreador ocular para análise de estratégias de leitura de programas de computador por discentes |
title_full_unstemmed |
Utilização de um rastreador ocular para análise de estratégias de leitura de programas de computador por discentes |
title_sort |
utilização de um rastreador ocular para análise de estratégias de leitura de programas de computador por discentes |
description |
O presente artigo relata a elaboração e execução de um experimento para analisar as estratégias empregadas por discentes na leitura de programas escritos na linguagem C. Foi utilizado um rastreador ocular para determinar as regiões observadas no código e, a partir destas regiões, quais as estratégias de leitura utilizadas. Para determinar estas áreas, foram capturadas as fixações em cada linha do programa. Por meio da análise dos movimentos oculares foi possível verificar a ocorrência do padrão de primeira leitura descrito na literatura. A divisão do código em blocos semânticos revelou que os estudantes passam a maior parte do tempo no bloco de processamento e que as transições entre os blocos ocorrem de forma bastante dinâmica. Os resultados indicam que variações na sintaxe das linguagens de programação utilizadas são um aspecto tão importante quanto o tempo de experiência na depuração de defeitos lógicos simples em códigos-fonte de programas de computador. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5688 |
_version_ |
1805448996124098560 |
score |
10,814766 |