Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
Apresentam-se, neste artigo, resultados de uma investigação que analisou as contribuições de uma atividade dirigida para o ensino de Estatística, nos anos finais do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar tal objetivo foram sistematizadas atividades dirigidas, enfocando alguns conteúdos básico...
Principais autores: | Fernandes, Rúbia Juliana Gomes, Damin, Willian, Júnior, Guataçara dos Santos |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-5693 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-56932020-07-14T22:11:56Z Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações Fernandes, Rúbia Juliana Gomes Damin, Willian Júnior, Guataçara dos Santos educação; ensino-aprendizagem Educação Estatística;Ensino de Estatística;Ensino e aprendizagem. Apresentam-se, neste artigo, resultados de uma investigação que analisou as contribuições de uma atividade dirigida para o ensino de Estatística, nos anos finais do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar tal objetivo foram sistematizadas atividades dirigidas, enfocando alguns conteúdos básicos de Estatística, em uma turma de alunos do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino de Curitiba. A base metodológica utilizada foi a pesquisa aplicada, descritiva e os resultados foram analisados na perspectiva qualitativa. Neste estudo, tratou-se de questões pertinentes ao ensino da Estatística, explorando os dados e informações advindas dos estudantes. Constatou-se, durante o trabalho, interesse e predisposição dos alunos para os conteúdos sistematizados. Ao analisar os resultados do desempenho dos alunos durante a execução dessa proposta pedagógica, percebeu-se um avanço quanto à aquisição dos conteúdos envolvendo os conhecimentos voltados à Estatística. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-05-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693 10.3895/rbect.v10n1.5693 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Fernandes, Rúbia Juliana Gomes Damin, Willian Júnior, Guataçara dos Santos |
spellingShingle |
Fernandes, Rúbia Juliana Gomes Damin, Willian Júnior, Guataçara dos Santos Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações |
author_sort |
Fernandes, Rúbia Juliana Gomes |
title |
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações |
title_short |
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações |
title_full |
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações |
title_fullStr |
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações |
title_full_unstemmed |
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações |
title_sort |
atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações |
description |
Apresentam-se, neste artigo, resultados de uma investigação que analisou as contribuições de uma atividade dirigida para o ensino de Estatística, nos anos finais do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar tal objetivo foram sistematizadas atividades dirigidas, enfocando alguns conteúdos básicos de Estatística, em uma turma de alunos do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino de Curitiba. A base metodológica utilizada foi a pesquisa aplicada, descritiva e os resultados foram analisados na perspectiva qualitativa. Neste estudo, tratou-se de questões pertinentes ao ensino da Estatística, explorando os dados e informações advindas dos estudantes. Constatou-se, durante o trabalho, interesse e predisposição dos alunos para os conteúdos sistematizados. Ao analisar os resultados do desempenho dos alunos durante a execução dessa proposta pedagógica, percebeu-se um avanço quanto à aquisição dos conteúdos envolvendo os conhecimentos voltados à Estatística. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693 |
_version_ |
1805449148692955136 |
score |
10,814766 |