Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações

Apresentam-se, neste artigo, resultados de uma investigação que analisou as contribuições de uma atividade dirigida para o ensino de Estatística, nos anos finais do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar tal objetivo foram sistematizadas atividades dirigidas, enfocando alguns conteúdos básico...

ver descrição completa

Principais autores: Fernandes, Rúbia Juliana Gomes, Damin, Willian, Júnior, Guataçara dos Santos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-5693
recordtype ojs
spelling peri-article-56932020-07-14T22:11:56Z Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações Fernandes, Rúbia Juliana Gomes Damin, Willian Júnior, Guataçara dos Santos educação; ensino-aprendizagem Educação Estatística;Ensino de Estatística;Ensino e aprendizagem. Apresentam-se, neste artigo, resultados de uma investigação que analisou as contribuições de uma atividade dirigida para o ensino de Estatística, nos anos finais do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar tal objetivo foram sistematizadas atividades dirigidas, enfocando alguns conteúdos básicos de Estatística, em uma turma de alunos do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino de Curitiba. A base metodológica utilizada foi a pesquisa aplicada, descritiva e os resultados foram analisados na perspectiva qualitativa. Neste estudo, tratou-se de questões pertinentes ao ensino da Estatística, explorando os dados e informações advindas dos estudantes. Constatou-se, durante o trabalho, interesse e predisposição dos alunos para os conteúdos sistematizados. Ao analisar os resultados do desempenho dos alunos durante a execução dessa proposta pedagógica, percebeu-se um avanço quanto à aquisição dos conteúdos envolvendo os conhecimentos voltados à Estatística. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-05-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693 10.3895/rbect.v10n1.5693 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693/pdf Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Fernandes, Rúbia Juliana Gomes
Damin, Willian
Júnior, Guataçara dos Santos
spellingShingle Fernandes, Rúbia Juliana Gomes
Damin, Willian
Júnior, Guataçara dos Santos
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
author_sort Fernandes, Rúbia Juliana Gomes
title Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
title_short Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
title_full Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
title_fullStr Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
title_full_unstemmed Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
title_sort atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
description Apresentam-se, neste artigo, resultados de uma investigação que analisou as contribuições de uma atividade dirigida para o ensino de Estatística, nos anos finais do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar tal objetivo foram sistematizadas atividades dirigidas, enfocando alguns conteúdos básicos de Estatística, em uma turma de alunos do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino de Curitiba. A base metodológica utilizada foi a pesquisa aplicada, descritiva e os resultados foram analisados na perspectiva qualitativa. Neste estudo, tratou-se de questões pertinentes ao ensino da Estatística, explorando os dados e informações advindas dos estudantes. Constatou-se, durante o trabalho, interesse e predisposição dos alunos para os conteúdos sistematizados. Ao analisar os resultados do desempenho dos alunos durante a execução dessa proposta pedagógica, percebeu-se um avanço quanto à aquisição dos conteúdos envolvendo os conhecimentos voltados à Estatística.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2017
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693
_version_ 1805449148692955136
score 10,814766