A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinema
Este trabalho tem como objeto de análise a peça teatral A Falecida (1953) escrita pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, e sua adaptação para o cinema. A Falecida, dirigida por Leon Hirszman, teve sua adaptação em 1965. A abordagem teórica que servirá de base para as referidas análises será a...
Autor principal: | Martins, Cássia Peres |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5856 |
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peri-article-58562020-10-22T14:39:01Z A falecida: posição sujeito e autoria no teatro e no cinema Martins, Cássia Peres Letras Autoria; Posição Sujeito; Produção de Sentidos. Este trabalho tem como objeto de análise a peça teatral A Falecida (1953) escrita pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, e sua adaptação para o cinema. A Falecida, dirigida por Leon Hirszman, teve sua adaptação em 1965. A abordagem teórica que servirá de base para as referidas análises será a da Análise do Discurso de orientação francesa, como a vertente principal, bem como as demais teorias que possam contribuir. Fruto de uma pesquisa básica de cunho bibliográfico e interpretativo, o presente trabalho apresenta reflexões a respeito das posições sujeito, que perpassam o autor e o diretor, dedicando atenção à personagem principal a partir da materialidade do texto teatral. Desse modo, observar-se-á de que forma essas posições deslocam-se na materialidade fílmica. Pretende-se apresentar resultados das análises de um processo de re-significação pelo qual passa o discurso rodrigueano, ao ser levado ao cinema e que, pelo fato de se re-significar, pode instituir indícios e marcas autorais que se materializam como efeitos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-03-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5856 10.3895/rl.v20n28.5856 Revista de Letras; v. 20, n. 28 (2018) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v20n28 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/5856/5815 Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Este trabalho tem como objeto de análise a peça teatral A Falecida (1953) escrita pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, e sua adaptação para o cinema. A Falecida, dirigida por Leon Hirszman, teve sua adaptação em 1965. A abordagem teórica que servirá de base para as referidas análises será a da Análise do Discurso de orientação francesa, como a vertente principal, bem como as demais teorias que possam contribuir. Fruto de uma pesquisa básica de cunho bibliográfico e interpretativo, o presente trabalho apresenta reflexões a respeito das posições sujeito, que perpassam o autor e o diretor, dedicando atenção à personagem principal a partir da materialidade do texto teatral. Desse modo, observar-se-á de que forma essas posições deslocam-se na materialidade fílmica. Pretende-se apresentar resultados das análises de um processo de re-significação pelo qual passa o discurso rodrigueano, ao ser levado ao cinema e que, pelo fato de se re-significar, pode instituir indícios e marcas autorais que se materializam como efeitos. |
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