Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD
Os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC estão possibilitando o crescimento e melhoria da modalidade de ensino a distância. Todavia, é essencial realizar reflexões e discussões acerca de alguns instrumentos pedagógicos utilizados na Educação a Distância – EaD. Assim, este artigo...
Principais autores: | Sousa, Fabiana Araújo, Oliveira, Iranilson Buriti de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2020
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5923 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC estão possibilitando o crescimento e melhoria da modalidade de ensino a distância. Todavia, é essencial realizar reflexões e discussões acerca de alguns instrumentos pedagógicos utilizados na Educação a Distância – EaD. Assim, este artigo tem como objetivo demonstrar o resultado de uma pesquisa, que teve os objetivos: identificar as mediações pedagógicas e analisar as sensibilidades dos professores-tutores do curso técnico Serviços Jurídicos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, durante a prática avaliativa no fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle. Metodologicamente, utilizamos as abordagens qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados a observação não participativa na plataforma de aprendizagem e entrevista semiestruturada com os professores-tutores. Resultados indicam marcas de sensibilidades nas práticas avaliativas dos professores-tutores, pois durante o ato de avaliar os fóruns tiveram empatia a situações particulares dos alunos, respeitando sua subjetividade, valorizando suas opiniões, bem como utilizando o bom senso nesse processo avaliativo. |
---|