Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012

Este trabalho estima e analisa os efeitos das condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) sobre os índices de educação dos municípios brasileiros entre 2010 e 2012. Analisa seus impactos sobre presença, aprovação e abandono nos três níveis educacionais que atinge por meio das regras de concess...

ver descrição completa

Principais autores: Casonato, Lucas, Corrêa, André Luiz, Paiva, Suzana Cristina Fernandes de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/6023
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6023
recordtype ojs
spelling peri-article-60232018-07-10T12:18:56Z Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012 Casonato, Lucas Corrêa, André Luiz Paiva, Suzana Cristina Fernandes de Economia; Economia do Bem-Estar; Economia da Educação Programa Bolsa Família; Condicionalidades; Educação. Este trabalho estima e analisa os efeitos das condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) sobre os índices de educação dos municípios brasileiros entre 2010 e 2012. Analisa seus impactos sobre presença, aprovação e abandono nos três níveis educacionais que atinge por meio das regras de concessão das bolsas, infantil, fundamental e médio. A estratégia empírica vale-se da aplicação de modelos de dados em Painel, em efeitos fixos e efeitos aleatórios, para todos os índices em cada uma das faixas escolares. Encontra resultados positivos para a presença em todos os níveis de ensino, e indícios de melhoria nas taxas de aprovação e de abandono. Conclui que há evidências de eficácia das condicionalidades exigidas pelo PBF como estratégia de curto prazo para a promoção de capital humano das famílias de baixa renda. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/6023 10.3895/rbpd.v7n2.6023 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 7, n. 2 (2018); 264-299 2317-2363 10.3895/rbpd.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/6023/5117 Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Casonato, Lucas
Corrêa, André Luiz
Paiva, Suzana Cristina Fernandes de
spellingShingle Casonato, Lucas
Corrêa, André Luiz
Paiva, Suzana Cristina Fernandes de
Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012
author_sort Casonato, Lucas
title Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012
title_short Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012
title_full Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012
title_fullStr Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012
title_full_unstemmed Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012
title_sort condicionalidades do pbf e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012
description Este trabalho estima e analisa os efeitos das condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) sobre os índices de educação dos municípios brasileiros entre 2010 e 2012. Analisa seus impactos sobre presença, aprovação e abandono nos três níveis educacionais que atinge por meio das regras de concessão das bolsas, infantil, fundamental e médio. A estratégia empírica vale-se da aplicação de modelos de dados em Painel, em efeitos fixos e efeitos aleatórios, para todos os índices em cada uma das faixas escolares. Encontra resultados positivos para a presença em todos os níveis de ensino, e indícios de melhoria nas taxas de aprovação e de abandono. Conclui que há evidências de eficácia das condicionalidades exigidas pelo PBF como estratégia de curto prazo para a promoção de capital humano das famílias de baixa renda.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2018
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/6023
_version_ 1805293824161873920
score 10,814766