Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012
Este trabalho estima e analisa os efeitos das condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) sobre os índices de educação dos municípios brasileiros entre 2010 e 2012. Analisa seus impactos sobre presença, aprovação e abandono nos três níveis educacionais que atinge por meio das regras de concess...
Principais autores: | Casonato, Lucas, Corrêa, André Luiz, Paiva, Suzana Cristina Fernandes de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2018
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/6023 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6023 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-60232018-07-10T12:18:56Z Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012 Casonato, Lucas Corrêa, André Luiz Paiva, Suzana Cristina Fernandes de Economia; Economia do Bem-Estar; Economia da Educação Programa Bolsa Família; Condicionalidades; Educação. Este trabalho estima e analisa os efeitos das condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) sobre os índices de educação dos municípios brasileiros entre 2010 e 2012. Analisa seus impactos sobre presença, aprovação e abandono nos três níveis educacionais que atinge por meio das regras de concessão das bolsas, infantil, fundamental e médio. A estratégia empírica vale-se da aplicação de modelos de dados em Painel, em efeitos fixos e efeitos aleatórios, para todos os índices em cada uma das faixas escolares. Encontra resultados positivos para a presença em todos os níveis de ensino, e indícios de melhoria nas taxas de aprovação e de abandono. Conclui que há evidências de eficácia das condicionalidades exigidas pelo PBF como estratégia de curto prazo para a promoção de capital humano das famílias de baixa renda. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2018-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/6023 10.3895/rbpd.v7n2.6023 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 7, n. 2 (2018); 264-299 2317-2363 10.3895/rbpd.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/6023/5117 Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Casonato, Lucas Corrêa, André Luiz Paiva, Suzana Cristina Fernandes de |
spellingShingle |
Casonato, Lucas Corrêa, André Luiz Paiva, Suzana Cristina Fernandes de Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012 |
author_sort |
Casonato, Lucas |
title |
Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012 |
title_short |
Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012 |
title_full |
Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012 |
title_fullStr |
Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012 |
title_full_unstemmed |
Condicionalidades do PBF e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012 |
title_sort |
condicionalidades do pbf e seus efeitos sobre os índices educacionais nos municípios brasileiros entre 2010 e 2012 |
description |
Este trabalho estima e analisa os efeitos das condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) sobre os índices de educação dos municípios brasileiros entre 2010 e 2012. Analisa seus impactos sobre presença, aprovação e abandono nos três níveis educacionais que atinge por meio das regras de concessão das bolsas, infantil, fundamental e médio. A estratégia empírica vale-se da aplicação de modelos de dados em Painel, em efeitos fixos e efeitos aleatórios, para todos os índices em cada uma das faixas escolares. Encontra resultados positivos para a presença em todos os níveis de ensino, e indícios de melhoria nas taxas de aprovação e de abandono. Conclui que há evidências de eficácia das condicionalidades exigidas pelo PBF como estratégia de curto prazo para a promoção de capital humano das famílias de baixa renda. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2018 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/6023 |
_version_ |
1805293824161873920 |
score |
10,814766 |