Estratégias metacognitivas de leitura na escola

Este artigo busca discutir alguns conceitos referentes a estratégias metacognitivas de leitura, a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com professores de diferentes disciplinas de uma escola pública. A pesquisa desenvolvida tinha como intuito averiguar quais estratégias metacognitivas de...

ver descrição completa

Principais autores: Dondoni, Angela, Pires Santos, Maria Elena
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/6060
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este artigo busca discutir alguns conceitos referentes a estratégias metacognitivas de leitura, a partir dos resultados de uma pesquisa realizada com professores de diferentes disciplinas de uma escola pública. A pesquisa desenvolvida tinha como intuito averiguar quais estratégias metacognitivas de leitura os professores participantes utilizam durante suas leituras e se estes profissionais ensinam estas estratégias aos educandos. Os resultados foram obtidos por meio de questionário escrito. A pesquisa demostrou que todos os entrevistados utilizam estratégias metacognitivas durante suas leituras, já ao que se refere ao ensino aprendizagem dessas estratégias, esse resultado apresentou variações.