A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil
O processo de transexualização ainda é uma discussão recente no Brasil, pouco ou nada se fala sobre as/os transexuais. Sua invisibilidade nos espaços educacionais é notável. Este estudo objetiva analisar os discursos do Conselho Federal de Medicina (CFM) confrontando-os com os discursos da recente l...
Principais autores: | Lessa, Patrícia, Oliveira, Marcio |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6098 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6098 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-60982019-10-16T19:12:31Z A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil Lessa, Patrícia Oliveira, Marcio Transexuais; Educação; Brasil; Legislação. O processo de transexualização ainda é uma discussão recente no Brasil, pouco ou nada se fala sobre as/os transexuais. Sua invisibilidade nos espaços educacionais é notável. Este estudo objetiva analisar os discursos do Conselho Federal de Medicina (CFM) confrontando-os com os discursos da recente legislação do “nome social” que está em vigor nas escolas públicas brasileiras. Como procedimento de coleta de dados, usamos o método documental. Os saberes tecnobiomédicos e jurídicos identificam na cirurgia de correção da genitália formas de normalização dos corpos. A transexualidade apresenta-se como uma interrogação radical não somente sobre os processos de identificação, mas, também, sobre a noção de identidade sexual. A desconstrução de gênero se faz presente mesmo na tentativa de enquadrá-la às normas e ditames da heteronormatividade. Daí decorre a importância desse estudo para educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6098 10.3895/cgt.v7n25/26.6098 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 7, n. 25/26 (2013); 129-141 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v7n25/26 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6098/3749 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Lessa, Patrícia Oliveira, Marcio |
spellingShingle |
Lessa, Patrícia Oliveira, Marcio A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil |
author_sort |
Lessa, Patrícia |
title |
A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil |
title_short |
A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil |
title_full |
A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil |
title_fullStr |
A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil |
title_full_unstemmed |
A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil |
title_sort |
invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do brasil |
description |
O processo de transexualização ainda é uma discussão recente no Brasil, pouco ou nada se fala sobre as/os transexuais. Sua invisibilidade nos espaços educacionais é notável. Este estudo objetiva analisar os discursos do Conselho Federal de Medicina (CFM) confrontando-os com os discursos da recente legislação do “nome social” que está em vigor nas escolas públicas brasileiras. Como procedimento de coleta de dados, usamos o método documental. Os saberes tecnobiomédicos e jurídicos identificam na cirurgia de correção da genitália formas de normalização dos corpos. A transexualidade apresenta-se como uma interrogação radical não somente sobre os processos de identificação, mas, também, sobre a noção de identidade sexual. A desconstrução de gênero se faz presente mesmo na tentativa de enquadrá-la às normas e ditames da heteronormatividade. Daí decorre a importância desse estudo para educação. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2013 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6098 |
_version_ |
1805295674424557568 |
score |
10,814766 |