A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil

O processo de transexualização ainda é uma discussão recente no Brasil, pouco ou nada se fala sobre as/os transexuais. Sua invisibilidade nos espaços educacionais é notável. Este estudo objetiva analisar os discursos do Conselho Federal de Medicina (CFM) confrontando-os com os discursos da recente l...

ver descrição completa

Principais autores: Lessa, Patrícia, Oliveira, Marcio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6098
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6098
recordtype ojs
spelling peri-article-60982019-10-16T19:12:31Z A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil Lessa, Patrícia Oliveira, Marcio Transexuais; Educação; Brasil; Legislação. O processo de transexualização ainda é uma discussão recente no Brasil, pouco ou nada se fala sobre as/os transexuais. Sua invisibilidade nos espaços educacionais é notável. Este estudo objetiva analisar os discursos do Conselho Federal de Medicina (CFM) confrontando-os com os discursos da recente legislação do “nome social” que está em vigor nas escolas públicas brasileiras. Como procedimento de coleta de dados, usamos o método documental. Os saberes tecnobiomédicos e jurídicos identificam na cirurgia de correção da genitália formas de normalização dos corpos. A transexualidade apresenta-se como uma interrogação radical não somente sobre os processos de identificação, mas, também, sobre a noção de identidade sexual. A desconstrução de gênero se faz presente mesmo na tentativa de enquadrá-la às normas e ditames da heteronormatividade. Daí decorre a importância desse estudo para educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6098 10.3895/cgt.v7n25/26.6098 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 7, n. 25/26 (2013); 129-141 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v7n25/26 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6098/3749 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Lessa, Patrícia
Oliveira, Marcio
spellingShingle Lessa, Patrícia
Oliveira, Marcio
A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil
author_sort Lessa, Patrícia
title A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil
title_short A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil
title_full A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil
title_fullStr A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil
title_full_unstemmed A invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do Brasil
title_sort invisibilidade dos transexuais na educação: análise dos discursos legais sobre o nome social nas escolas do brasil
description O processo de transexualização ainda é uma discussão recente no Brasil, pouco ou nada se fala sobre as/os transexuais. Sua invisibilidade nos espaços educacionais é notável. Este estudo objetiva analisar os discursos do Conselho Federal de Medicina (CFM) confrontando-os com os discursos da recente legislação do “nome social” que está em vigor nas escolas públicas brasileiras. Como procedimento de coleta de dados, usamos o método documental. Os saberes tecnobiomédicos e jurídicos identificam na cirurgia de correção da genitália formas de normalização dos corpos. A transexualidade apresenta-se como uma interrogação radical não somente sobre os processos de identificação, mas, também, sobre a noção de identidade sexual. A desconstrução de gênero se faz presente mesmo na tentativa de enquadrá-la às normas e ditames da heteronormatividade. Daí decorre a importância desse estudo para educação.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2013
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6098
_version_ 1805295674424557568
score 10,814766