Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas?
O objetivo deste artigo é apresentar resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo foi veri car como acontecem as relações de gênero nas aulas de Matemática de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em um Colégio da rede estadual de educação de Curitiba no Paraná. Para a realização da pesquisa uti...
Principais autores: | Salete Casagrande, Lindamir, Gomes de Carvalho, Marilia |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6112 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6112 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-61122019-07-04T17:28:45Z Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas? Salete Casagrande, Lindamir Gomes de Carvalho, Marilia Relações de gênero; Escola; Alunos e alunas; Educação; Aulas de matemática. O objetivo deste artigo é apresentar resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo foi veri car como acontecem as relações de gênero nas aulas de Matemática de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em um Colégio da rede estadual de educação de Curitiba no Paraná. Para a realização da pesquisa utilizou-se o método etnográ co que possibilita a observação dos múltiplos eventos que ocorrem em uma determinada comunidade, no caso, a sala de aula de Matemática. As relações de gênero foram analisadas em quatro turmas da faixa escolar determinada, uma de cada série. O Colégio escolhido para a pesquisa tem mais de cem anos de funcionamento e está localizado na região central de Curitiba. Realizei observações, entrevistas e análise de documentos. Os resultados apontam para relações diferenciadas entre meninos e meninas com a Matemática e entre os/as colegas bem como com o/a professor/a. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6112 10.3895/cgt.v8n31/32.6112 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 8, n. 31/32 (2014); 36-48 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v8n31/32 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6112/3763 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Salete Casagrande, Lindamir Gomes de Carvalho, Marilia |
spellingShingle |
Salete Casagrande, Lindamir Gomes de Carvalho, Marilia Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas? |
author_sort |
Salete Casagrande, Lindamir |
title |
Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas? |
title_short |
Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas? |
title_full |
Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas? |
title_fullStr |
Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas? |
title_full_unstemmed |
Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas? |
title_sort |
relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas? |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo foi veri car como acontecem as relações de gênero nas aulas de Matemática de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em um Colégio da rede estadual de educação de Curitiba no Paraná. Para a realização da pesquisa utilizou-se o método etnográ co que possibilita a observação dos múltiplos eventos que ocorrem em uma determinada comunidade, no caso, a sala de aula de Matemática. As relações de gênero foram analisadas em quatro turmas da faixa escolar determinada, uma de cada série. O Colégio escolhido para a pesquisa tem mais de cem anos de funcionamento e está localizado na região central de Curitiba. Realizei observações, entrevistas e análise de documentos. Os resultados apontam para relações diferenciadas entre meninos e meninas com a Matemática e entre os/as colegas bem como com o/a professor/a. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2014 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6112 |
_version_ |
1805295750584729600 |
score |
10,814766 |