Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas?

O objetivo deste artigo é apresentar resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo foi veri car como acontecem as relações de gênero nas aulas de Matemática de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em um Colégio da rede estadual de educação de Curitiba no Paraná. Para a realização da pesquisa uti...

ver descrição completa

Principais autores: Salete Casagrande, Lindamir, Gomes de Carvalho, Marilia
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6112
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6112
recordtype ojs
spelling peri-article-61122019-07-04T17:28:45Z Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas? Salete Casagrande, Lindamir Gomes de Carvalho, Marilia Relações de gênero; Escola; Alunos e alunas; Educação; Aulas de matemática. O objetivo deste artigo é apresentar resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo foi veri car como acontecem as relações de gênero nas aulas de Matemática de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em um Colégio da rede estadual de educação de Curitiba no Paraná. Para a realização da pesquisa utilizou-se o método etnográ co que possibilita a observação dos múltiplos eventos que ocorrem em uma determinada comunidade, no caso, a sala de aula de Matemática. As relações de gênero foram analisadas em quatro turmas da faixa escolar determinada, uma de cada série. O Colégio escolhido para a pesquisa tem mais de cem anos de funcionamento e está localizado na região central de Curitiba. Realizei observações, entrevistas e análise de documentos. Os resultados apontam para relações diferenciadas entre meninos e meninas com a Matemática e entre os/as colegas bem como com o/a professor/a. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6112 10.3895/cgt.v8n31/32.6112 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 8, n. 31/32 (2014); 36-48 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v8n31/32 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6112/3763 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Salete Casagrande, Lindamir
Gomes de Carvalho, Marilia
spellingShingle Salete Casagrande, Lindamir
Gomes de Carvalho, Marilia
Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas?
author_sort Salete Casagrande, Lindamir
title Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas?
title_short Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas?
title_full Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas?
title_fullStr Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas?
title_full_unstemmed Relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas?
title_sort relações de gênero nas aulas de matemática: perceptiveis ou ocultas?
description O objetivo deste artigo é apresentar resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo foi veri car como acontecem as relações de gênero nas aulas de Matemática de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em um Colégio da rede estadual de educação de Curitiba no Paraná. Para a realização da pesquisa utilizou-se o método etnográ co que possibilita a observação dos múltiplos eventos que ocorrem em uma determinada comunidade, no caso, a sala de aula de Matemática. As relações de gênero foram analisadas em quatro turmas da faixa escolar determinada, uma de cada série. O Colégio escolhido para a pesquisa tem mais de cem anos de funcionamento e está localizado na região central de Curitiba. Realizei observações, entrevistas e análise de documentos. Os resultados apontam para relações diferenciadas entre meninos e meninas com a Matemática e entre os/as colegas bem como com o/a professor/a.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2014
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6112
_version_ 1805295750584729600
score 10,814766