Representações de tipos de feminilidades e masculinidades em games: identidades de gênero e estereótipos
Tomando os vídeo games como uma área relevante para os estudos da cultura visual, pretendemos discutir alguns tipos de feminilidades presentes nesse universo, que reforçam estereótipos de gênero. A orientação teórica adotada tem como base os Estudos Culturais e sua análise crítica das construções im...
Principais autores: | Saldanha Romanus, Juliana, Ribeiro dos Santos, Marinês |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6117 |
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peri-article-61172019-07-04T17:39:45Z Representações de tipos de feminilidades e masculinidades em games: identidades de gênero e estereótipos Saldanha Romanus, Juliana Ribeiro dos Santos, Marinês Relações de gênero; Representações culturais; Estereótipos; Vídeo Games. Tomando os vídeo games como uma área relevante para os estudos da cultura visual, pretendemos discutir alguns tipos de feminilidades presentes nesse universo, que reforçam estereótipos de gênero. A orientação teórica adotada tem como base os Estudos Culturais e sua análise crítica das construções imagéticas, de onde nos apropriamos dos conceitos de representação cultural, identidade e estereótipos. Recorremos, também, aos Estudos de Gênero, com o intuito de discutir as relações de poder envolvidas na a rmação de feminilidades hegemônicas. A partir da apresentação das personagens femininas dos games de ação Tomb Raider e Metróide, problematizamos alguns discursos recorrentes nas representações de feminilidades, assim como identi camos propostas de novas possibilidades de representações capazes de desestabilizar o caráter “natural” das formas de olhar e interpretar as imagens de corpos femininos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6117 10.3895/cgt.v8n31/32.6117 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 8, n. 31/32 (2014); 98-108 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v8n31/32 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6117/3768 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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Tomando os vídeo games como uma área relevante para os estudos da cultura visual, pretendemos discutir alguns tipos de feminilidades presentes nesse universo, que reforçam estereótipos de gênero. A orientação teórica adotada tem como base os Estudos Culturais e sua análise crítica das construções imagéticas, de onde nos apropriamos dos conceitos de representação cultural, identidade e estereótipos. Recorremos, também, aos Estudos de Gênero, com o intuito de discutir as relações de poder envolvidas na a rmação de feminilidades hegemônicas. A partir da apresentação das personagens femininas dos games de ação Tomb Raider e Metróide, problematizamos alguns discursos recorrentes nas representações de feminilidades, assim como identi camos propostas de novas possibilidades de representações capazes de desestabilizar o caráter “natural” das formas de olhar e interpretar as imagens de corpos femininos. |
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