Gender perspectives on information and communication mediated by computers: Faróis do Saber de Curitiba

Este é um estudo sobre a primeira rede de Internet pública no Brasil, implantada e implementada na cidade de Curitiba-PR, no Sul do País. A rede é caracterizada pela introdução de Sistemas de Informação e de Comunicação (SIC) em alguns Faróis do Saber (FS), pequenas bibliotecas públicas construídas...

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Autor principal: Tavares da Costa Rocha, Cristina
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2006
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6151
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Resumo: Este é um estudo sobre a primeira rede de Internet pública no Brasil, implantada e implementada na cidade de Curitiba-PR, no Sul do País. A rede é caracterizada pela introdução de Sistemas de Informação e de Comunicação (SIC) em alguns Faróis do Saber (FS), pequenas bibliotecas públicas construídas no centro e na periferia da cidade, um processo que resultou em mudanças estruturais e sócio-culturais nesses locais. As práticas adotadas pelos usuários do SIC, a partir da perspectiva da comunicação mediada por computadores (CMC) e gênero, são ressaltadas aqui. Como mulheres e homens ocupam esses novos espaços de sociabilidade gerados pela CMC em suas duas extremidades: uma, como usuários dos sistemas; e a outra, como aqueles/as que produzem CD-ROMS, websites e páginas da Internet, conectando pessoas e instituições nessas redes de trabalho e lazer? São feitas considerações e reflexões sobre abordagens referentes a relações de gênero não apenas quanto às dificuldades técnicas quando se usam artefatos e/ou periféricos computacionais , mas também quanto a relações de poder e aprendizado nesses contextos. A pesquisa foi desenvolvida baseada em abordagem das comunidades de prática, focando na teoria social do aprendizado, a qual se estabelece através da vida social da informação e da comunicação. Adota-se a metodologia qualitativa de cunho interpretativista, com opção por estudo de caso. Os principais resultados demonstram que esses contextos são espaços autênticos de aprendizado, independentemente de gênero, e são importantes iniciativas em direção ao estreitamento do abismo entre a inclusão digital-social e a exclusão, no paradigma da tecnologia computacional, que caracteriza a sociedade em rede na atual Era da Informação.