Representações de gênero e etnia em design de embalagens: produtos cosméticos direcionados a mulheres negras
O principal objetivo deste artigo é trazer uma contribuição aos estudos e pesquisas sobre gênero, etnia e design. As considerações aqui apresentadas fundamentam-se na perspectiva de gênero e etnia como construções culturais e sociais de identidades ou identificações. Entende-se que o design de artef...
Principais autores: | Conceição da Silva Rosa, Elisa, Mitsuko Ono, Maristela |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2006
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6152 |
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peri-article-61522019-07-04T19:05:50Z Representações de gênero e etnia em design de embalagens: produtos cosméticos direcionados a mulheres negras Conceição da Silva Rosa, Elisa Mitsuko Ono, Maristela Design de embalagens; Etnia; Gênero. O principal objetivo deste artigo é trazer uma contribuição aos estudos e pesquisas sobre gênero, etnia e design. As considerações aqui apresentadas fundamentam-se na perspectiva de gênero e etnia como construções culturais e sociais de identidades ou identificações. Entende-se que o design de artefatos é portador de significados que vão além das funções práticas e técnicas, abarcando também fatores subjetivos, simbólicos, dentro da complexidade, pluralidade e variabilidade de contextos sociais, culturais, ambientais, econômicos e políticos, dentre outros, em que se inserem os indivíduos e grupos sociais. Sob este prisma, este trabalho discute a questão de representações de gênero e etnia no design de mídias gráficas, com base em um estudo de caso sobre design de embalagens de produtos cosméticos direcionados a “mulheres negras”. A metodologia adotada segue uma abordagem interpretativa (GEERTZ, 1989; MOREIRA, 1995), com pesquisa de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos adotados compreendem entrevistas semi-estruturadas e pesquisa iconográfica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2006-08-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6152 10.3895/cgt.v2n7.6152 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 2, n. 7 (2006); 29-37 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v2n7 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6152/3803 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
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O principal objetivo deste artigo é trazer uma contribuição aos estudos e pesquisas sobre gênero, etnia e design. As considerações aqui apresentadas fundamentam-se na perspectiva de gênero e etnia como construções culturais e sociais de identidades ou identificações. Entende-se que o design de artefatos é portador de significados que vão além das funções práticas e técnicas, abarcando também fatores subjetivos, simbólicos, dentro da complexidade, pluralidade e variabilidade de contextos sociais, culturais, ambientais, econômicos e políticos, dentre outros, em que se inserem os indivíduos e grupos sociais. Sob este prisma, este trabalho discute a questão de representações de gênero e etnia no design de mídias gráficas, com base em um estudo de caso sobre design de embalagens de produtos cosméticos direcionados a “mulheres negras”. A metodologia adotada segue uma abordagem interpretativa (GEERTZ, 1989; MOREIRA, 1995), com pesquisa de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos adotados compreendem entrevistas semi-estruturadas e pesquisa iconográfica. |
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