Os castrati: a castração como tecnologia de intervenção corporal

A intenção desse texto é analisar as relações entre corpo, gênero, música e tecnologia, tendo como referência principal dessa análise os castrati, homens castrados antes da puberdade para manter sua voz aguda mesmo na idade adulta. Durante o período barroco europeu, o uso da castração como tecnologi...

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Principais autores: Moura Tavares, Isis, Gomes de Carvalho, Marília
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6176
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Resumo: A intenção desse texto é analisar as relações entre corpo, gênero, música e tecnologia, tendo como referência principal dessa análise os castrati, homens castrados antes da puberdade para manter sua voz aguda mesmo na idade adulta. Durante o período barroco europeu, o uso da castração como tecnologia de intervenção corporal gerou um dos maiores e, curiosamente, menos conhecidos fenômenos da música vocal ocidental. A castração dessas crianças criava nos grupos sociais aos quais pertenciam uma relação entre corpo, arte e tecnologia sui generis, pois a construção cultural do corpo desses meninos se dava a partir de um corpo biologicamente masculino mutilado, na maioria das vezes sem consentimento. A intervenção corporal forçada criou um grupo social único, que cumpriu importante papel na história da música vocal ocidental, valorizando e marginalizando esse corpo à margem, tornado-o objeto de desejo e horror no período barroco da história da música.