Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela

Este artigo trata do objetivo, metodologia e resultados de um curso de extensão universitária que foi realizado com profissionais de educação, professora(e)s ou não, do Município de Matinhos, no Estado do Paraná – Brasil. Dentre os objetivos do curso estavam a necessidade de sensibilizar as/os parti...

ver descrição completa

Principais autores: Souza Batista Tortato, Cíntia, Salete Casagrande, Lindamir, Gomes de Carvalho, Marilia
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6181
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6181
recordtype ojs
spelling peri-article-61812019-07-04T18:40:33Z Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela Souza Batista Tortato, Cíntia Salete Casagrande, Lindamir Gomes de Carvalho, Marilia Relações de gênero no ambiente escolar; Diversidade sexual; Profissionais da educação. Este artigo trata do objetivo, metodologia e resultados de um curso de extensão universitária que foi realizado com profissionais de educação, professora(e)s ou não, do Município de Matinhos, no Estado do Paraná – Brasil. Dentre os objetivos do curso estavam a necessidade de sensibilizar as/os participantes sobre a importância de se pensar as questões de gênero e diversidade sexual na escola, propor algumas formas de abordagem do assunto e sistematizar a experiência em forma de produção científica. Uma das formas de abordar as questões de gênero e a diversidade sexual foi a utilização de livros de literatura infantil, tema deste artigo. Sem reduzir a função da literatura infantil às questões pedagógicas, mas, reconhecendo sua riqueza e sua posição privilegiada como artefato cultural que pode transmitir valores e perspectivas, bem como, construir saberes, nos valemos de alguns livros, escolhidos propositadamente, para abordar de forma lúdica e sensível os valores e as construções culturais em torno dos gêneros, sexos, sexualidade e diferenças no intuito de problematizá-las. Na execução da atividade foram feitas as leituras de alguns livros para as/os participantes do curso e em seguida, estes participantes foram dispostos em grupos e receberam outros livros para que se posicionassem quanto à pertinência ou não de cada livro no trabalho escolar. Como resultado desta experiência, foi possível perceber que: 1- o uso de literatura infantil pode abrir inúmeras possibilidades de trabalho em sala se aula; 2- as/os participantes demonstraram interesse e entusiasmo na execução desta atividade; 3- por meio das falas delas e deles pode-se perceber a motivação proporcionada pelas leituras e as possibilidades reais de minimizar os preconceitos e desigualdades; 4- por meio do reconhecimento das diferenças, pode-se construir relações sociais e valores mais igualitários desde a infância. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6181 10.3895/cgt.v5n17/18.6181 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 5, n. 17/18 (2009); 19-27 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v5n17/18 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6181/3832 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Souza Batista Tortato, Cíntia
Salete Casagrande, Lindamir
Gomes de Carvalho, Marilia
spellingShingle Souza Batista Tortato, Cíntia
Salete Casagrande, Lindamir
Gomes de Carvalho, Marilia
Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela
author_sort Souza Batista Tortato, Cíntia
title Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela
title_short Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela
title_full Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela
title_fullStr Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela
title_full_unstemmed Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela
title_sort construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela
description Este artigo trata do objetivo, metodologia e resultados de um curso de extensão universitária que foi realizado com profissionais de educação, professora(e)s ou não, do Município de Matinhos, no Estado do Paraná – Brasil. Dentre os objetivos do curso estavam a necessidade de sensibilizar as/os participantes sobre a importância de se pensar as questões de gênero e diversidade sexual na escola, propor algumas formas de abordagem do assunto e sistematizar a experiência em forma de produção científica. Uma das formas de abordar as questões de gênero e a diversidade sexual foi a utilização de livros de literatura infantil, tema deste artigo. Sem reduzir a função da literatura infantil às questões pedagógicas, mas, reconhecendo sua riqueza e sua posição privilegiada como artefato cultural que pode transmitir valores e perspectivas, bem como, construir saberes, nos valemos de alguns livros, escolhidos propositadamente, para abordar de forma lúdica e sensível os valores e as construções culturais em torno dos gêneros, sexos, sexualidade e diferenças no intuito de problematizá-las. Na execução da atividade foram feitas as leituras de alguns livros para as/os participantes do curso e em seguida, estes participantes foram dispostos em grupos e receberam outros livros para que se posicionassem quanto à pertinência ou não de cada livro no trabalho escolar. Como resultado desta experiência, foi possível perceber que: 1- o uso de literatura infantil pode abrir inúmeras possibilidades de trabalho em sala se aula; 2- as/os participantes demonstraram interesse e entusiasmo na execução desta atividade; 3- por meio das falas delas e deles pode-se perceber a motivação proporcionada pelas leituras e as possibilidades reais de minimizar os preconceitos e desigualdades; 4- por meio do reconhecimento das diferenças, pode-se construir relações sociais e valores mais igualitários desde a infância.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2009
url http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6181
_version_ 1805295760857628672
score 10,814766