Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela
Este artigo trata do objetivo, metodologia e resultados de um curso de extensão universitária que foi realizado com profissionais de educação, professora(e)s ou não, do Município de Matinhos, no Estado do Paraná – Brasil. Dentre os objetivos do curso estavam a necessidade de sensibilizar as/os parti...
Principais autores: | Souza Batista Tortato, Cíntia, Salete Casagrande, Lindamir, Gomes de Carvalho, Marilia |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6181 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6181 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-61812019-07-04T18:40:33Z Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela Souza Batista Tortato, Cíntia Salete Casagrande, Lindamir Gomes de Carvalho, Marilia Relações de gênero no ambiente escolar; Diversidade sexual; Profissionais da educação. Este artigo trata do objetivo, metodologia e resultados de um curso de extensão universitária que foi realizado com profissionais de educação, professora(e)s ou não, do Município de Matinhos, no Estado do Paraná – Brasil. Dentre os objetivos do curso estavam a necessidade de sensibilizar as/os participantes sobre a importância de se pensar as questões de gênero e diversidade sexual na escola, propor algumas formas de abordagem do assunto e sistematizar a experiência em forma de produção científica. Uma das formas de abordar as questões de gênero e a diversidade sexual foi a utilização de livros de literatura infantil, tema deste artigo. Sem reduzir a função da literatura infantil às questões pedagógicas, mas, reconhecendo sua riqueza e sua posição privilegiada como artefato cultural que pode transmitir valores e perspectivas, bem como, construir saberes, nos valemos de alguns livros, escolhidos propositadamente, para abordar de forma lúdica e sensível os valores e as construções culturais em torno dos gêneros, sexos, sexualidade e diferenças no intuito de problematizá-las. Na execução da atividade foram feitas as leituras de alguns livros para as/os participantes do curso e em seguida, estes participantes foram dispostos em grupos e receberam outros livros para que se posicionassem quanto à pertinência ou não de cada livro no trabalho escolar. Como resultado desta experiência, foi possível perceber que: 1- o uso de literatura infantil pode abrir inúmeras possibilidades de trabalho em sala se aula; 2- as/os participantes demonstraram interesse e entusiasmo na execução desta atividade; 3- por meio das falas delas e deles pode-se perceber a motivação proporcionada pelas leituras e as possibilidades reais de minimizar os preconceitos e desigualdades; 4- por meio do reconhecimento das diferenças, pode-se construir relações sociais e valores mais igualitários desde a infância. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6181 10.3895/cgt.v5n17/18.6181 Cadernos de Gênero e Tecnologia; v. 5, n. 17/18 (2009); 19-27 2674-5704 1807-9415 10.3895/cgt.v5n17/18 por http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6181/3832 Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Souza Batista Tortato, Cíntia Salete Casagrande, Lindamir Gomes de Carvalho, Marilia |
spellingShingle |
Souza Batista Tortato, Cíntia Salete Casagrande, Lindamir Gomes de Carvalho, Marilia Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela |
author_sort |
Souza Batista Tortato, Cíntia |
title |
Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela |
title_short |
Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela |
title_full |
Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela |
title_fullStr |
Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela |
title_full_unstemmed |
Construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela |
title_sort |
construcción de valores y diferencias mediante la literatura infantil: género y diversidad sexual en la escuela |
description |
Este artigo trata do objetivo, metodologia e resultados de um curso de extensão universitária que foi realizado com profissionais de educação, professora(e)s ou não, do Município de Matinhos, no Estado do Paraná – Brasil. Dentre os objetivos do curso estavam a necessidade de sensibilizar as/os participantes sobre a importância de se pensar as questões de gênero e diversidade sexual na escola, propor algumas formas de abordagem do assunto e sistematizar a experiência em forma de produção científica. Uma das formas de abordar as questões de gênero e a diversidade sexual foi a utilização de livros de literatura infantil, tema deste artigo. Sem reduzir a função da literatura infantil às questões pedagógicas, mas, reconhecendo sua riqueza e sua posição privilegiada como artefato cultural que pode transmitir valores e perspectivas, bem como, construir saberes, nos valemos de alguns livros, escolhidos propositadamente, para abordar de forma lúdica e sensível os valores e as construções culturais em torno dos gêneros, sexos, sexualidade e diferenças no intuito de problematizá-las. Na execução da atividade foram feitas as leituras de alguns livros para as/os participantes do curso e em seguida, estes participantes foram dispostos em grupos e receberam outros livros para que se posicionassem quanto à pertinência ou não de cada livro no trabalho escolar. Como resultado desta experiência, foi possível perceber que: 1- o uso de literatura infantil pode abrir inúmeras possibilidades de trabalho em sala se aula; 2- as/os participantes demonstraram interesse e entusiasmo na execução desta atividade; 3- por meio das falas delas e deles pode-se perceber a motivação proporcionada pelas leituras e as possibilidades reais de minimizar os preconceitos e desigualdades; 4- por meio do reconhecimento das diferenças, pode-se construir relações sociais e valores mais igualitários desde a infância. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2009 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/6181 |
_version_ |
1805295760857628672 |
score |
10,814766 |