Ensino e aprendizagem da geometria através das formas e visualização espacial
O objetivo deste artigo é propor e validar estratégias para o ensino da geometria, que ressaltem a importância da otimização de materiais didáticos manipuláveis. Os geoplanos e sólidos geométricos foram elaborados pelo laboratório de matemática do CEFET-PR. Eles têm a finalidade de permitir ao aluno...
Principais autores: | Amilcar Levandoski, Antonio, Rodrigues, Douglas, Benevides, Paula |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2004
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6210 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O objetivo deste artigo é propor e validar estratégias para o ensino da geometria, que ressaltem a importância da otimização de materiais didáticos manipuláveis. Os geoplanos e sólidos geométricos foram elaborados pelo laboratório de matemática do CEFET-PR. Eles têm a finalidade de permitir ao aluno uma visualização espacial. Para tanto, investigou-se a geometria em dois contextos: ‘’Sala de Aula Teórica’’ e ‘’Mundo Experimental’’. Para validar a proposta foram utilizados procedimentos metodológicos referentes a dados quantitativos e qualitativos. Na pesquisa quantitativa foi feita comparação de duas provas e respostas dos alunos a um questionário. Para a pesquisa qualitativa, foi filmada uma das aulas práticas com a finalidade de se observar como os alunos reagem a essa nova estratégia de ensino. |
---|