Ensino e aprendizagem da geometria através das formas e visualização espacial

O objetivo deste artigo é propor e validar estratégias para o ensino da geometria, que ressaltem a importância da otimização de materiais didáticos manipuláveis. Os geoplanos e sólidos geométricos foram elaborados pelo laboratório de matemática do CEFET-PR. Eles têm a finalidade de permitir ao aluno...

ver descrição completa

Principais autores: Amilcar Levandoski, Antonio, Rodrigues, Douglas, Benevides, Paula
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2004
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6210
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O objetivo deste artigo é propor e validar estratégias para o ensino da geometria, que ressaltem a importância da otimização de materiais didáticos manipuláveis. Os geoplanos e sólidos geométricos foram elaborados pelo laboratório de matemática do CEFET-PR. Eles têm a finalidade de permitir ao aluno uma visualização espacial. Para tanto, investigou-se a geometria em dois contextos: ‘’Sala de Aula Teórica’’ e ‘’Mundo Experimental’’. Para validar a proposta foram utilizados procedimentos metodológicos referentes a dados quantitativos e qualitativos. Na pesquisa quantitativa foi feita comparação de duas provas e respostas dos alunos a um questionário. Para a pesquisa qualitativa, foi filmada uma das aulas práticas com a finalidade de se observar como os alunos reagem a essa nova estratégia de ensino.