As pequenas e médias empresas e as instituições de ensino: uma parceria pelo desenvolvimento tecnológico e industrial
Este artigo tem como objetivo mostrar que a parceria entre as Pequenas e Médias empresas (PMEs) e as instituições de ensino pode contribuir para a melhoria no tratamento das informações e que essa parceria pode impulsionar o desenvolvimento tecnológico e industrial. A pesquisa foi realizada utilizan...
Principais autores: | Silva, Armando Paulo da, Almeida Júnior, Eurico Pedroso de, Leite, Magda Lauri Gomes |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6233 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6233 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-62332017-07-05T12:45:25Z As pequenas e médias empresas e as instituições de ensino: uma parceria pelo desenvolvimento tecnológico e industrial Silva, Armando Paulo da Almeida Júnior, Eurico Pedroso de Leite, Magda Lauri Gomes Este artigo tem como objetivo mostrar que a parceria entre as Pequenas e Médias empresas (PMEs) e as instituições de ensino pode contribuir para a melhoria no tratamento das informações e que essa parceria pode impulsionar o desenvolvimento tecnológico e industrial. A pesquisa foi realizada utilizando uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, tendo sido possível verificar o impacto da informação nas empresas, os benefícios da parceria entre instituições, governos e entidade sociais e a gestão dos dados, informações e conhecimentos nas PMES. Um dos aspectos que a pesquisa aponta é que as PMES precisam aproveitar a estrutura mais enxuta e, através dessa parceria com as instituições de ensino, desencadear todo o processo do conhecimento, partindo da ciência até o surgimento da inovação tecnológica e gerar mecanismos de proteção desse conhecimento. A superação desse desafio pelas PMES pode gerar o diferencial competitivo e agregar valor aos seus produtos, processos e serviços. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6233 Revista Tecnologia & Humanismo; v. 23, n. 36 (2009); 12-22 0103-7064 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6233/3884 Direitos autorais 2009 Tecnologia e Humanismo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Silva, Armando Paulo da Almeida Júnior, Eurico Pedroso de Leite, Magda Lauri Gomes |
spellingShingle |
Silva, Armando Paulo da Almeida Júnior, Eurico Pedroso de Leite, Magda Lauri Gomes As pequenas e médias empresas e as instituições de ensino: uma parceria pelo desenvolvimento tecnológico e industrial |
author_sort |
Silva, Armando Paulo da |
title |
As pequenas e médias empresas e as instituições de ensino: uma parceria pelo desenvolvimento tecnológico e industrial |
title_short |
As pequenas e médias empresas e as instituições de ensino: uma parceria pelo desenvolvimento tecnológico e industrial |
title_full |
As pequenas e médias empresas e as instituições de ensino: uma parceria pelo desenvolvimento tecnológico e industrial |
title_fullStr |
As pequenas e médias empresas e as instituições de ensino: uma parceria pelo desenvolvimento tecnológico e industrial |
title_full_unstemmed |
As pequenas e médias empresas e as instituições de ensino: uma parceria pelo desenvolvimento tecnológico e industrial |
title_sort |
as pequenas e médias empresas e as instituições de ensino: uma parceria pelo desenvolvimento tecnológico e industrial |
description |
Este artigo tem como objetivo mostrar que a parceria entre as Pequenas e Médias empresas (PMEs) e as instituições de ensino pode contribuir para a melhoria no tratamento das informações e que essa parceria pode impulsionar o desenvolvimento tecnológico e industrial. A pesquisa foi realizada utilizando uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, tendo sido possível verificar o impacto da informação nas empresas, os benefícios da parceria entre instituições, governos e entidade sociais e a gestão dos dados, informações e conhecimentos nas PMES. Um dos aspectos que a pesquisa aponta é que as PMES precisam aproveitar a estrutura mais enxuta e, através dessa parceria com as instituições de ensino, desencadear todo o processo do conhecimento, partindo da ciência até o surgimento da inovação tecnológica e gerar mecanismos de proteção desse conhecimento. A superação desse desafio pelas PMES pode gerar o diferencial competitivo e agregar valor aos seus produtos, processos e serviços. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2009 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6233 |
_version_ |
1805295856064135168 |
score |
10,814766 |