Aprendizagem significativa e a educação ambiental através de análise ecossistêmica urbana
O presente estudo interconecta a aprendizagem significativa baseada em problemas com a análise ecossistêmica urbana, metodologia de estudo do campo das Ciências Ambientais, aqui compreendida de acordo com a conceituação proposta por Genebaldo Freire Dias, Professor da Universidade Católica de Brasíl...
Autor principal: | Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6240 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente estudo interconecta a aprendizagem significativa baseada em problemas com a análise ecossistêmica urbana, metodologia de estudo do campo das Ciências Ambientais, aqui compreendida de acordo com a conceituação proposta por Genebaldo Freire Dias, Professor da Universidade Católica de Brasília, renomado especialista brasileiro na área de Educação Ambiental. Estuda-se a experiência levada a cabo pela docência em unidades curriculares que lidam com a temática sócio-ambiental, especificamente nas disciplinas de Educação Ambiental e de Desenvolvimento Sustentável, ministradas no Curso Superior de Tecnologia em Processos Ambientais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba. As conclusões obtidas neste trabalho apontam para a eficiência no processo de ensino e aprendizagem e a eficácia nos resultados obtidos com os estudantes universitários, pela observação de que alguns deles tornam-se engajados na causa da melhoria do meio ambiente urbano. Este trabalho descreve, exatamente, o que está em andamento na Universidade, mostrando como ideias simples podem melhorar os procedimentos educacionais para o meio ambiente, no ensino superior nacional. |
---|