Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR
O primeiro curso de graduação em Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi implantado no Campus Curitiba em março de 1992. Desta perspectiva, o objetivo deste artigo é apresentar a evolução do Projeto do Curso ao longo destes anos. Neste sentido, o artigo apresenta uma síntese do pr...
Principais autores: | Kozlik Júnior, Antonio, Schiefler Filho, Marcos Flávio de Oliveira, Mikos, Walter Luís |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2009
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6244 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6244 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-62442017-07-05T12:45:27Z Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR Kozlik Júnior, Antonio Schiefler Filho, Marcos Flávio de Oliveira Mikos, Walter Luís O primeiro curso de graduação em Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi implantado no Campus Curitiba em março de 1992. Desta perspectiva, o objetivo deste artigo é apresentar a evolução do Projeto do Curso ao longo destes anos. Neste sentido, o artigo apresenta uma síntese do processo de criação e do histórico do curso, enfatizando-se o seu papel no contexto da UTFPR. Em seguida, busca relacionar o conjunto de competências e habilidades que o Engenheiro Industrial Mecânico deve adquirir, a partir das práticas pedagógicas planejadas, com a adoção do novo projeto de curso, implementado em 2008. Adicionalmente, procura apresentar a conformidade deste conjunto às Diretrizes Curriculares Nacionais, às Diretrizes Institucionais e à Regulamentação CONFEA/CREA, no âmbito da atuação profissional, bem como discutir a adequação e a pertinência deste conjunto à iniciativa internacional CDIO Syllabus na área de desenvolvimento curricular. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6244 Revista Tecnologia & Humanismo; v. 23, n. 36 (2009); 145-176 0103-7064 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6244/3895 Direitos autorais 2009 Tecnologia e Humanismo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Kozlik Júnior, Antonio Schiefler Filho, Marcos Flávio de Oliveira Mikos, Walter Luís |
spellingShingle |
Kozlik Júnior, Antonio Schiefler Filho, Marcos Flávio de Oliveira Mikos, Walter Luís Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR |
author_sort |
Kozlik Júnior, Antonio |
title |
Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR |
title_short |
Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR |
title_full |
Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR |
title_fullStr |
Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR |
title_full_unstemmed |
Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR |
title_sort |
formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da utfpr |
description |
O primeiro curso de graduação em Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi implantado no Campus Curitiba em março de 1992. Desta perspectiva, o objetivo deste artigo é apresentar a evolução do Projeto do Curso ao longo destes anos. Neste sentido, o artigo apresenta uma síntese do processo de criação e do histórico do curso, enfatizando-se o seu papel no contexto da UTFPR. Em seguida, busca relacionar o conjunto de competências e habilidades que o Engenheiro Industrial Mecânico deve adquirir, a partir das práticas pedagógicas planejadas, com a adoção do novo projeto de curso, implementado em 2008. Adicionalmente, procura apresentar a conformidade deste conjunto às Diretrizes Curriculares Nacionais, às Diretrizes Institucionais e à Regulamentação CONFEA/CREA, no âmbito da atuação profissional, bem como discutir a adequação e a pertinência deste conjunto à iniciativa internacional CDIO Syllabus na área de desenvolvimento curricular. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2009 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6244 |
_version_ |
1805295942059950080 |
score |
10,814766 |