Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR

O primeiro curso de graduação em Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi implantado no Campus Curitiba em março de 1992. Desta perspectiva, o objetivo deste artigo é apresentar a evolução do Projeto do Curso ao longo destes anos. Neste sentido, o artigo apresenta uma síntese do pr...

ver descrição completa

Principais autores: Kozlik Júnior, Antonio, Schiefler Filho, Marcos Flávio de Oliveira, Mikos, Walter Luís
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6244
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6244
recordtype ojs
spelling peri-article-62442017-07-05T12:45:27Z Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR Kozlik Júnior, Antonio Schiefler Filho, Marcos Flávio de Oliveira Mikos, Walter Luís O primeiro curso de graduação em Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi implantado no Campus Curitiba em março de 1992. Desta perspectiva, o objetivo deste artigo é apresentar a evolução do Projeto do Curso ao longo destes anos. Neste sentido, o artigo apresenta uma síntese do processo de criação e do histórico do curso, enfatizando-se o seu papel no contexto da UTFPR. Em seguida, busca relacionar o conjunto de competências e habilidades que o Engenheiro Industrial Mecânico deve adquirir, a partir das práticas pedagógicas planejadas, com a adoção do novo projeto de curso, implementado em 2008. Adicionalmente, procura apresentar a conformidade deste conjunto às Diretrizes Curriculares Nacionais, às Diretrizes Institucionais e à Regulamentação CONFEA/CREA, no âmbito da atuação profissional, bem como discutir a adequação e a pertinência deste conjunto à iniciativa internacional CDIO Syllabus na área de desenvolvimento curricular. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2009-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6244 Revista Tecnologia & Humanismo; v. 23, n. 36 (2009); 145-176 0103-7064 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6244/3895 Direitos autorais 2009 Tecnologia e Humanismo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Kozlik Júnior, Antonio
Schiefler Filho, Marcos Flávio de Oliveira
Mikos, Walter Luís
spellingShingle Kozlik Júnior, Antonio
Schiefler Filho, Marcos Flávio de Oliveira
Mikos, Walter Luís
Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR
author_sort Kozlik Júnior, Antonio
title Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR
title_short Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR
title_full Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR
title_fullStr Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR
title_full_unstemmed Formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da UTFPR
title_sort formando a próxima geração de engenheiros industriais mecânicos da utfpr
description O primeiro curso de graduação em Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi implantado no Campus Curitiba em março de 1992. Desta perspectiva, o objetivo deste artigo é apresentar a evolução do Projeto do Curso ao longo destes anos. Neste sentido, o artigo apresenta uma síntese do processo de criação e do histórico do curso, enfatizando-se o seu papel no contexto da UTFPR. Em seguida, busca relacionar o conjunto de competências e habilidades que o Engenheiro Industrial Mecânico deve adquirir, a partir das práticas pedagógicas planejadas, com a adoção do novo projeto de curso, implementado em 2008. Adicionalmente, procura apresentar a conformidade deste conjunto às Diretrizes Curriculares Nacionais, às Diretrizes Institucionais e à Regulamentação CONFEA/CREA, no âmbito da atuação profissional, bem como discutir a adequação e a pertinência deste conjunto à iniciativa internacional CDIO Syllabus na área de desenvolvimento curricular.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2009
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6244
_version_ 1805295942059950080
score 10,814766