Conforto ambiental em salas de aula do CEFET-PR

O conforto ambiental abarca quatro áreas de investigação: conforto térmico, luminico, acústico e ergonômico. Contudo, em se tratando do ambiente construído, campo de trabalho de arquitetos e engenheiros civis, as investigações concentram-se basicamente nas três primeiras, sendo o conforto ergonômico...

ver descrição completa

Principais autores: Krüger, Edurado Leite, Pedrazzi, Thayse, Engel, Daniel, Zannin, Paulo Henrique Trombetta, Adriazola, Marcia Keiko Ono, Michaloski, Ariel Orlei, Bormann, Oto Roberto, Miranda, Pércio Luíz Karam de, Bosa, Monica Aparecida, Fauat, Marcia M.
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2002
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6330
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O conforto ambiental abarca quatro áreas de investigação: conforto térmico, luminico, acústico e ergonômico. Contudo, em se tratando do ambiente construído, campo de trabalho de arquitetos e engenheiros civis, as investigações concentram-se basicamente nas três primeiras, sendo o conforto ergonômico em geral objeto de estudo de designers. O objetivo do presente trabalho é reunir os resultados de diferentes avaliações de desempenho de ambientes escolares, realizadas na Unidade de Curitiba do CEFET-PR, num único documento, de forma que se possa cobrir em parte a grande área definida como conforto ambiental.