Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo

Num contexto em que a velocidade das mudanças tecnológicas, econômicas e sociais está cada vez maior, o papel desempenhado pelo setor educacional torna-se mais importante, no sentido de formar profissionais com competência para responder a um novo paradigma produtivo. Profissionais estes não somente...

ver descrição completa

Principais autores: Romano, Cezar Augusto, Carvalho, Hilda Alberton de, Lima, Isaura Alberton de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2002
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6339
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6339
recordtype ojs
spelling peri-article-63392017-07-05T12:45:45Z Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo Romano, Cezar Augusto Carvalho, Hilda Alberton de Lima, Isaura Alberton de Num contexto em que a velocidade das mudanças tecnológicas, econômicas e sociais está cada vez maior, o papel desempenhado pelo setor educacional torna-se mais importante, no sentido de formar profissionais com competência para responder a um novo paradigma produtivo. Profissionais estes não somente contemporâneos em relação ao conhecimento constituído, mas com postura pró-ativa e capazes de fazer acontecer, antecipando-se as demandas tecnológicas e sociais. É necessário que as Instituições de Ensino repensem sua forma de atuação, buscando nas parcerias com empresas e a sociedade organizada, indicadores e parâmetros para estruturação de novos modelos pedagógicos e novas concepções para a formação profissional. Este artigo diz respeito à visão das tendências articuladas pelas forças econômicas e tecnológicas predominantes em um mundo globalizado, e suas consequências no ambiente educacional, (e suas implicações na pesquisa e na extensão) visando dar uma resposta ao novo cenário mundial. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2002-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6339 Revista Tecnologia & Humanismo; v. 16, n. 22/23 (2002); 130-140 0103-7064 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6339/3990 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Romano, Cezar Augusto
Carvalho, Hilda Alberton de
Lima, Isaura Alberton de
spellingShingle Romano, Cezar Augusto
Carvalho, Hilda Alberton de
Lima, Isaura Alberton de
Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo
author_sort Romano, Cezar Augusto
title Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo
title_short Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo
title_full Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo
title_fullStr Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo
title_full_unstemmed Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo
title_sort educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo
description Num contexto em que a velocidade das mudanças tecnológicas, econômicas e sociais está cada vez maior, o papel desempenhado pelo setor educacional torna-se mais importante, no sentido de formar profissionais com competência para responder a um novo paradigma produtivo. Profissionais estes não somente contemporâneos em relação ao conhecimento constituído, mas com postura pró-ativa e capazes de fazer acontecer, antecipando-se as demandas tecnológicas e sociais. É necessário que as Instituições de Ensino repensem sua forma de atuação, buscando nas parcerias com empresas e a sociedade organizada, indicadores e parâmetros para estruturação de novos modelos pedagógicos e novas concepções para a formação profissional. Este artigo diz respeito à visão das tendências articuladas pelas forças econômicas e tecnológicas predominantes em um mundo globalizado, e suas consequências no ambiente educacional, (e suas implicações na pesquisa e na extensão) visando dar uma resposta ao novo cenário mundial.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2002
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6339
_version_ 1805295961688244224
score 10,814766