Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo
Num contexto em que a velocidade das mudanças tecnológicas, econômicas e sociais está cada vez maior, o papel desempenhado pelo setor educacional torna-se mais importante, no sentido de formar profissionais com competência para responder a um novo paradigma produtivo. Profissionais estes não somente...
Principais autores: | Romano, Cezar Augusto, Carvalho, Hilda Alberton de, Lima, Isaura Alberton de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2002
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6339 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6339 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-63392017-07-05T12:45:45Z Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo Romano, Cezar Augusto Carvalho, Hilda Alberton de Lima, Isaura Alberton de Num contexto em que a velocidade das mudanças tecnológicas, econômicas e sociais está cada vez maior, o papel desempenhado pelo setor educacional torna-se mais importante, no sentido de formar profissionais com competência para responder a um novo paradigma produtivo. Profissionais estes não somente contemporâneos em relação ao conhecimento constituído, mas com postura pró-ativa e capazes de fazer acontecer, antecipando-se as demandas tecnológicas e sociais. É necessário que as Instituições de Ensino repensem sua forma de atuação, buscando nas parcerias com empresas e a sociedade organizada, indicadores e parâmetros para estruturação de novos modelos pedagógicos e novas concepções para a formação profissional. Este artigo diz respeito à visão das tendências articuladas pelas forças econômicas e tecnológicas predominantes em um mundo globalizado, e suas consequências no ambiente educacional, (e suas implicações na pesquisa e na extensão) visando dar uma resposta ao novo cenário mundial. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2002-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6339 Revista Tecnologia & Humanismo; v. 16, n. 22/23 (2002); 130-140 0103-7064 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6339/3990 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Romano, Cezar Augusto Carvalho, Hilda Alberton de Lima, Isaura Alberton de |
spellingShingle |
Romano, Cezar Augusto Carvalho, Hilda Alberton de Lima, Isaura Alberton de Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo |
author_sort |
Romano, Cezar Augusto |
title |
Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo |
title_short |
Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo |
title_full |
Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo |
title_fullStr |
Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo |
title_full_unstemmed |
Educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo |
title_sort |
educação empreendedora em face ao novo paradigma produtivo |
description |
Num contexto em que a velocidade das mudanças tecnológicas, econômicas e sociais está cada vez maior, o papel desempenhado pelo setor educacional torna-se mais importante, no sentido de formar profissionais com competência para responder a um novo paradigma produtivo. Profissionais estes não somente contemporâneos em relação ao conhecimento constituído, mas com postura pró-ativa e capazes de fazer acontecer, antecipando-se as demandas tecnológicas e sociais. É necessário que as Instituições de Ensino repensem sua forma de atuação, buscando nas parcerias com empresas e a sociedade organizada, indicadores e parâmetros para estruturação de novos modelos pedagógicos e novas concepções para a formação profissional. Este artigo diz respeito à visão das tendências articuladas pelas forças econômicas e tecnológicas predominantes em um mundo globalizado, e suas consequências no ambiente educacional, (e suas implicações na pesquisa e na extensão) visando dar uma resposta ao novo cenário mundial. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2002 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6339 |
_version_ |
1805295961688244224 |
score |
10,814766 |