A questão ambiental no ensino agrícola

O ensino agrícola vem recentemente preocupando-se com a educação ambiental, pois acredita que na educação está o caminho para o desenvolvimento sustentável. A mudança de pensamento, atitudes, valores humanos e uma nova postura ética perante a natureza são as mais desafiadoras tarefas da educação amb...

ver descrição completa

Principais autores: Bellaver, Isabel Helene Heck, Hatakeyama, Kazuo, Casagrande Júnior, Eloy Fassi
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2003
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6357
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O ensino agrícola vem recentemente preocupando-se com a educação ambiental, pois acredita que na educação está o caminho para o desenvolvimento sustentável. A mudança de pensamento, atitudes, valores humanos e uma nova postura ética perante a natureza são as mais desafiadoras tarefas da educação ambiental e exigem uma mudança urgente na metodologia de ensino. Um novo padrão da agricultura deve ser desenvolvido, que combine tecnologias modernas com a aplicação científica da agroecologia, podendo portanto desenvolver um modelo tecnológico acrescido da sustentabilidade da produção. As escolas agrotécnicas necessitam dar aos seus alunos uma visão sistêmica do processo agrícola, para que, com o conhecimento adquirido, possam desenvolver uma agricultura produtiva sem degradar o meio ambiente, mudando assim o paradigma vigente.