Utilização de células a combustível em automóveis como sistema de propulsão alternativo ao motor de combustão interna
O presente artigo aborda a tecnologia envolvida nas Células a Combustível (CaCs), investigando sua utilização em automóveis como um sistema de propulsão alternativo ao motor de combustão interna convencional. Para tanto, foram revisados os principais tipos de Células a Combustível em desenvolvimento...
Principais autores: | Barreto, Diogo Adamy, Santos, Glaucio Vanderlei dos, Franco, Admilson Teixeira, Ugaya, Cássia Maria Lie, Carvalho, Marco Aurélio de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2006
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6384 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6384 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-63842017-07-05T12:45:57Z Utilização de células a combustível em automóveis como sistema de propulsão alternativo ao motor de combustão interna Barreto, Diogo Adamy Santos, Glaucio Vanderlei dos Franco, Admilson Teixeira Ugaya, Cássia Maria Lie Carvalho, Marco Aurélio de O presente artigo aborda a tecnologia envolvida nas Células a Combustível (CaCs), investigando sua utilização em automóveis como um sistema de propulsão alternativo ao motor de combustão interna convencional. Para tanto, foram revisados os principais tipos de Células a Combustível em desenvolvimento atualmente, dando-se uma maior ênfase à célula do tipo membrana polimérica - PEMFC - a qual, devido às suas características técnicas e econômicas, é a que melhor se enquadra nos quesitos necessários à substituição do motor à combustão interna atual. Com o propósito de caracterizar a tecnologia da CaC, foram comparados, para todos os tipos de células apresentadas, os atuais estágios de desenvolvimento tecnológico, princípios de funcionamento, materiais comumente utilizados e as suas vantagens e desvantagens técnicas e econômicas. De posse desses dados, foi possível fazer a comparação entre a utilização de CaCs em veículos automotivos com os atuais motores de combustão interna convencionais. Através de uma consulta à especialistas da área de CaCs e com o auxílio de ferramentas de prospecção tecnológica, foram elaborados cenários para a utilização de CaCs em substituição ao motor de combustão interna, buscando-se prever como e quando esta nova tecnologia estaria técnica e comercialmente disponível e quais países seriam os pioneiros em ter uma frota de veículos a CaC trafegando em seu território. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2006-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6384 Revista Tecnologia & Humanismo; v. 20, n. 30 (2006); 140-156 0103-7064 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6384/4035 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Barreto, Diogo Adamy Santos, Glaucio Vanderlei dos Franco, Admilson Teixeira Ugaya, Cássia Maria Lie Carvalho, Marco Aurélio de |
spellingShingle |
Barreto, Diogo Adamy Santos, Glaucio Vanderlei dos Franco, Admilson Teixeira Ugaya, Cássia Maria Lie Carvalho, Marco Aurélio de Utilização de células a combustível em automóveis como sistema de propulsão alternativo ao motor de combustão interna |
author_sort |
Barreto, Diogo Adamy |
title |
Utilização de células a combustível em automóveis como sistema de propulsão alternativo ao motor de combustão interna |
title_short |
Utilização de células a combustível em automóveis como sistema de propulsão alternativo ao motor de combustão interna |
title_full |
Utilização de células a combustível em automóveis como sistema de propulsão alternativo ao motor de combustão interna |
title_fullStr |
Utilização de células a combustível em automóveis como sistema de propulsão alternativo ao motor de combustão interna |
title_full_unstemmed |
Utilização de células a combustível em automóveis como sistema de propulsão alternativo ao motor de combustão interna |
title_sort |
utilização de células a combustível em automóveis como sistema de propulsão alternativo ao motor de combustão interna |
description |
O presente artigo aborda a tecnologia envolvida nas Células a Combustível (CaCs), investigando sua utilização em automóveis como um sistema de propulsão alternativo ao motor de combustão interna convencional. Para tanto, foram revisados os principais tipos de Células a Combustível em desenvolvimento atualmente, dando-se uma maior ênfase à célula do tipo membrana polimérica - PEMFC - a qual, devido às suas características técnicas e econômicas, é a que melhor se enquadra nos quesitos necessários à substituição do motor à combustão interna atual. Com o propósito de caracterizar a tecnologia da CaC, foram comparados, para todos os tipos de células apresentadas, os atuais estágios de desenvolvimento tecnológico, princípios de funcionamento, materiais comumente utilizados e as suas vantagens e desvantagens técnicas e econômicas. De posse desses dados, foi possível fazer a comparação entre a utilização de CaCs em veículos automotivos com os atuais motores de combustão interna convencionais. Através de uma consulta à especialistas da área de CaCs e com o auxílio de ferramentas de prospecção tecnológica, foram elaborados cenários para a utilização de CaCs em substituição ao motor de combustão interna, buscando-se prever como e quando esta nova tecnologia estaria técnica e comercialmente disponível e quais países seriam os pioneiros em ter uma frota de veículos a CaC trafegando em seu território. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2006 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6384 |
_version_ |
1805295884546605056 |
score |
10,814766 |