Metáfora e cognição
A metáfora, tradicionalmente, é definida como um recurso de retórica. Atualmente, muitos acreditam que a metáfora é parte primordial do complexo sistema conceptual humano, sendo responsável pela forma como apreendemos e compreendemos o mundo a nossa volta. Além dos fatores que são eminentemente perc...
Autor principal: | Strogenski, Paulo Juarez Rueda |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2007
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6424 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6424 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-64242017-07-05T12:46:05Z Metáfora e cognição Strogenski, Paulo Juarez Rueda A metáfora, tradicionalmente, é definida como um recurso de retórica. Atualmente, muitos acreditam que a metáfora é parte primordial do complexo sistema conceptual humano, sendo responsável pela forma como apreendemos e compreendemos o mundo a nossa volta. Além dos fatores que são eminentemente perceptuais, que fazem parte de nossos instintos mais primordiais, existem também aqueles que são culturais, que variam de sociedade para sociedade. O presente trabalho pretende uma reflexão sobre a inter-relação linguagem/cultura na realização da metáfora. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2007-12-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6424 Revista Tecnologia & Humanismo; v. 21, n. 33 (2007); 8-17 0103-7064 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6424/4075 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Strogenski, Paulo Juarez Rueda |
spellingShingle |
Strogenski, Paulo Juarez Rueda Metáfora e cognição |
author_sort |
Strogenski, Paulo Juarez Rueda |
title |
Metáfora e cognição |
title_short |
Metáfora e cognição |
title_full |
Metáfora e cognição |
title_fullStr |
Metáfora e cognição |
title_full_unstemmed |
Metáfora e cognição |
title_sort |
metáfora e cognição |
description |
A metáfora, tradicionalmente, é definida como um recurso de retórica. Atualmente, muitos acreditam que a metáfora é parte primordial do complexo sistema conceptual humano, sendo responsável pela forma como apreendemos e compreendemos o mundo a nossa volta. Além dos fatores que são eminentemente perceptuais, que fazem parte de nossos instintos mais primordiais, existem também aqueles que são culturais, que variam de sociedade para sociedade. O presente trabalho pretende uma reflexão sobre a inter-relação linguagem/cultura na realização da metáfora. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2007 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6424 |
_version_ |
1805295817837248512 |
score |
10,814766 |