Limitações das ciências ambientais no ensino de engenharia

Por determinação legal, desde 1977, no ensino de Engenharia, é mandatório que as instituições de ensino superior ofertem entre as unidades curriculares a disciplina Ciências do Ambiente. Embora louvável e parcialmente efetivo no escopo de fazer com que os futuros engenheiros possuam conhecimentos bá...

ver descrição completa

Autor principal: Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6469
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Por determinação legal, desde 1977, no ensino de Engenharia, é mandatório que as instituições de ensino superior ofertem entre as unidades curriculares a disciplina Ciências do Ambiente. Embora louvável e parcialmente efetivo no escopo de fazer com que os futuros engenheiros possuam conhecimentos básicos aplicáveis ao meio ambiente com o intuito de mitigar os impactos ecossistêmicos oriundos das atividades antrópicas, carece de completude de eficácia em função de uma série de fatores que serão analisados no presente ensaio. Pretende-se com os estudos aqui procedidos fundar condições para uma melhora na qualidade dos estudos ambientais ocorrentes nas faculdades de Engenharia, em direção a sustentabilidade ambiental para a qualidade de vida para a presente geração, bem como para as futuras.