Limitações das ciências ambientais no ensino de engenharia
Por determinação legal, desde 1977, no ensino de Engenharia, é mandatório que as instituições de ensino superior ofertem entre as unidades curriculares a disciplina Ciências do Ambiente. Embora louvável e parcialmente efetivo no escopo de fazer com que os futuros engenheiros possuam conhecimentos bá...
Autor principal: | Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2008
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6469 |
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Resumo: |
Por determinação legal, desde 1977, no ensino de Engenharia, é mandatório que as instituições de ensino superior ofertem entre as unidades curriculares a disciplina Ciências do Ambiente. Embora louvável e parcialmente efetivo no escopo de fazer com que os futuros engenheiros possuam conhecimentos básicos aplicáveis ao meio ambiente com o intuito de mitigar os impactos ecossistêmicos oriundos das atividades antrópicas, carece de completude de eficácia em função de uma série de fatores que serão analisados no presente ensaio. Pretende-se com os estudos aqui procedidos fundar condições para uma melhora na qualidade dos estudos ambientais ocorrentes nas faculdades de Engenharia, em direção a sustentabilidade ambiental para a qualidade de vida para a presente geração, bem como para as futuras. |
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