Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas
Num ambiente onde a velocidade de mudanças ( tecnológicas, econômicas e sociais) é cada vez maior, passa a ter, de forma crescente, maior importância a responsabilidade do setor educacional em dar resposta efetiva a sociedade na formação de profissionais não apenas contemporâneos com o conhecimento...
Autor principal: | Romano, Cezar Augusto |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
1999
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6603 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-6603 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-66032017-07-05T12:47:05Z Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas Romano, Cezar Augusto Num ambiente onde a velocidade de mudanças ( tecnológicas, econômicas e sociais) é cada vez maior, passa a ter, de forma crescente, maior importância a responsabilidade do setor educacional em dar resposta efetiva a sociedade na formação de profissionais não apenas contemporâneos com o conhecimento estabelecido, mas além deste paradigma, que possam ter competências para antecipar-se às demandas tecnológicas e sociais. E preciso e urgente a alteração da postura universitária relativamente à sua atuação na cooperação universidade-empresa, assim como, quanto aos modelos pedagógicos adotados. Este artigo trata da visão das tendências articuladas pelas forças econômicas e tecnológicas predominantes num mundo globalizado e suas implicações no cenário educacional. Focaliza uma proposta de estratégia a ser adotada pelas instituições de ensino no tratamento de suas políticas de capacitação docente e nas suas diretrizes curriculares para posicionar-se em condições de realizar uma profunda remodelação de seus conceitos de formação profissional (e as correlatas implicações nas políticas de pesquisa e extensão), visando dar resposta social no novo cenário mundial. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 1999-02-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6603 Revista Tecnologia & Humanismo; n. 19 (1999); 79-86 0103-7064 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6603/4254 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Romano, Cezar Augusto |
spellingShingle |
Romano, Cezar Augusto Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas |
author_sort |
Romano, Cezar Augusto |
title |
Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas |
title_short |
Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas |
title_full |
Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas |
title_fullStr |
Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas |
title_full_unstemmed |
Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas |
title_sort |
estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas |
description |
Num ambiente onde a velocidade de mudanças ( tecnológicas, econômicas e sociais) é cada vez maior, passa a ter, de forma crescente, maior importância a responsabilidade do setor educacional em dar resposta efetiva a sociedade na formação de profissionais não apenas contemporâneos com o conhecimento estabelecido, mas além deste paradigma, que possam ter competências para antecipar-se às demandas tecnológicas e sociais. E preciso e urgente a alteração da postura universitária relativamente à sua atuação na cooperação universidade-empresa, assim como, quanto aos modelos pedagógicos adotados. Este artigo trata da visão das tendências articuladas pelas forças econômicas e tecnológicas predominantes num mundo globalizado e suas implicações no cenário educacional. Focaliza uma proposta de estratégia a ser adotada pelas instituições de ensino no tratamento de suas políticas de capacitação docente e nas suas diretrizes curriculares para posicionar-se em condições de realizar uma profunda remodelação de seus conceitos de formação profissional (e as correlatas implicações nas políticas de pesquisa e extensão), visando dar resposta social no novo cenário mundial. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
1999 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6603 |
_version_ |
1805296016571760640 |
score |
10,814766 |