Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas

Num ambiente onde a velocidade de mudanças ( tecnológicas, econômicas e sociais) é cada vez maior, passa a ter, de forma crescente, maior importância a responsabilidade do setor educacional em dar resposta efetiva a sociedade na formação de profissionais não apenas contemporâneos com o conhecimento...

ver descrição completa

Autor principal: Romano, Cezar Augusto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 1999
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6603
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-6603
recordtype ojs
spelling peri-article-66032017-07-05T12:47:05Z Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas Romano, Cezar Augusto Num ambiente onde a velocidade de mudanças ( tecnológicas, econômicas e sociais) é cada vez maior, passa a ter, de forma crescente, maior importância a responsabilidade do setor educacional em dar resposta efetiva a sociedade na formação de profissionais não apenas contemporâneos com o conhecimento estabelecido, mas além deste paradigma, que possam ter competências para antecipar-se às demandas tecnológicas e sociais. E preciso e urgente a alteração da postura universitária relativamente à sua atuação na cooperação universidade-empresa, assim como, quanto aos modelos pedagógicos adotados. Este artigo trata da visão das tendências articuladas pelas forças econômicas e tecnológicas predominantes num mundo globalizado e suas implicações no cenário educacional. Focaliza uma proposta de estratégia a ser adotada pelas instituições de ensino no tratamento de suas políticas de capacitação docente e nas suas diretrizes curriculares para posicionar-se em condições de realizar uma profunda remodelação de seus conceitos de formação profissional (e as correlatas implicações nas políticas de pesquisa e extensão), visando dar resposta social no novo cenário mundial. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 1999-02-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6603 Revista Tecnologia & Humanismo; n. 19 (1999); 79-86 0103-7064 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6603/4254 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Romano, Cezar Augusto
spellingShingle Romano, Cezar Augusto
Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas
author_sort Romano, Cezar Augusto
title Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas
title_short Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas
title_full Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas
title_fullStr Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas
title_full_unstemmed Estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas
title_sort estratégias para a formação de profissionais com competência para identificar oportunidades tecnológicas
description Num ambiente onde a velocidade de mudanças ( tecnológicas, econômicas e sociais) é cada vez maior, passa a ter, de forma crescente, maior importância a responsabilidade do setor educacional em dar resposta efetiva a sociedade na formação de profissionais não apenas contemporâneos com o conhecimento estabelecido, mas além deste paradigma, que possam ter competências para antecipar-se às demandas tecnológicas e sociais. E preciso e urgente a alteração da postura universitária relativamente à sua atuação na cooperação universidade-empresa, assim como, quanto aos modelos pedagógicos adotados. Este artigo trata da visão das tendências articuladas pelas forças econômicas e tecnológicas predominantes num mundo globalizado e suas implicações no cenário educacional. Focaliza uma proposta de estratégia a ser adotada pelas instituições de ensino no tratamento de suas políticas de capacitação docente e nas suas diretrizes curriculares para posicionar-se em condições de realizar uma profunda remodelação de seus conceitos de formação profissional (e as correlatas implicações nas políticas de pesquisa e extensão), visando dar resposta social no novo cenário mundial.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 1999
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rth/article/view/6603
_version_ 1805296016571760640
score 10,814766